quinta-feira, 31 de outubro de 2013

7 alimentos que são falsos e você não sabia - Você sabia que chocolate branco não é chocolate? Sabia que a cereja que você come pode ser chuchu com corante? Sabia que a cor rosa do salmão que sua mãe faz vem de corantes? A propaganda é enganosa e danosa.

Propaganda enganosa é algo bastante comum na humanidade, não é mesmo? Mas vocês sabiam que esse tipo de merchandising pode chegar até os alimentos que consumimos? Olha, não estamos falando daquele hambúrguer de fast food que na foto aparenta ser maravilhoso e, na realidade, não é exatamente tão apetitoso. Tratam-se de produtos que não contém exatamente as características necessárias para serem considerados verdadeiros, no entanto, são comercializados como tal. Conheça quais os 7 alimentos que são falsos e você não tinha menor ideia:

1. CHOCOLATE

dark_chocolate_200dpi_6b947552c0
O melhor amigo da TPM pode não ser isso tudo. Segundo a maior produtora de chocolates no Brasil, na famosa terra do cacau em Ilhéus Bahia, 1 em cada 3 chocolates fabricados no Brasil não possuem a quantidade mínima de cacau para ser considerado um chocolate. O valor mínimo de cacau é 25% para que um chocolate seja considerado realmente um chocolate. Sua classificação deveria ser diferente, assim como ocorre com o chocolate branco que não passa de gordura e açúcar. Sim, chocolate branco não é chocolate!

2. PÃO INTEGRAL

pao-integral-blog-da-mimis-
Nem todo o pão que se diz integral é constituído 100% de cereais integrais. Fique atento ao comprar um pão dessa qualidade, ele precisa ter os dizeres “100% integral”, além de possuir relativa quantidade de fibras por porção, uma das características dos pães integrais.

3. CEREJA

Cherry-cherry-red-fruit-1920x1080
A cereja do bolo pode não ser assim, tão real. Você pode estar comprando e comendo chuchu achando que é cereja. Isso mesmo, chuchu, o legume. Isso é muito comum em padarias, onde fazem uma cereja falsa utilizando o chuchu, que aceita qualquer sabor e engana muito bem aqueles que não conhecem o sabor de uma cereja de verdade. Com certeza, sai mais barato.

4. KANI KAMA

kani-kama-sushi
O saboroso snack comum em restaurantes de culinária japonesa é na verdade uma fraude.  Você acredita estar comendo carne de siri ao consumir um Kani Kama, certo? Errado, o Kani consiste em uma mistura de carne de diversos tipos de pescados e amido de trigo, clara de ovo, açúcar, um extrato de algas, aromatizantes sabor caranguejo, sal, vinho de arroz e um pouco do mal afamado glutamato monossódico, que é um dos piores venenos existentes na comida industrializada.
Além disso, sua cor avermelhada é feita utilizando um pigmento extraído de um inseto chamado Cochonilha, também responsável pela cor do ketchup, veja:
Cochonilha

5. MANTEIGA NA PIPOCA

alimento-falso-pipoca-amanteigada
Pipoca e guaraná, programa legal. Ops! Não tão bacana assim, aquele cheiro de manteiga que deixa as pessoas com água na boca na verdade é óleo de soja com sabor artificial de manteiga e a coloração avermelhada é obtida por beta caroteno, presente nas cenouras.

6. SALMÃO

sashimi20planet20sushi20ii-81
Os amantes de sashimis podem ficar decepcionados. Muitos restaurantes comercializam truta da Patagônia ao invés de salmão, sem avisar seus clientes. A diferença entre os dois peixes é muito pequena, mas os olhares mais atentos conseguem perceber. O sabor é o mesmo, no entanto, o salmão possui a carne mais oleosa e as tiras do peixe são mais grossas que a da truta. Outra curiosidade é  que mais da metade dos salmões consumidos no mundo é de cativeiro e possui características diferentes dos salmões selvagens. A cor vermelha da carne desses peixes é gerada pelo pigmento astaxantina, que eles absorvem ao se alimentarem de camarões. Mas como a dieta do salmão é variada,  também variam as cores de sua carne – desde branco ou rosa suave, até um vermelho vivo. Os salmões de criadores não possuem  ômega 3 e sua gordura é ruim, pois eles são alimentados com farinha e corantes para terem a cor rosada do salmão natural. Além disso, utilizam grande quantidade de gordura  e altas doses de antibióticos para crescerem rápido, gerando mais lucro.

7. CASQUINHA DE SIRI

Casquinha-Siri-910x400
A saborosa entrada do menu de muitos restaurantes de frutos do mar é na verdade uma enganação. A grande maioria dos restaurantes fazem a casquinha com ponta de badejo, para render mais e, óbvio, fica mais barato.

COLISÃO NA BR-122, PERTO DE JANAÚBA, CAUSA 3 MORTES DURANTE CHUVA

Foto CB 
Automóvel onde viajavam cinco pessoas da mesma família, sendo que três morreram. 
JANAÚBA  – Tragédia na BR-122, perto de Janaúba, na noite de ontem, quarta-feira, dia 30 de outubro. A colisão entre dois veículos causou três mortes e ferimentos em cinco pessoas. O acidente foi durante a chuva, no km 168, trecho entre Capitão Enéas e Janaúba.
Foto CB
Van seguia pela BR-122 no sentido a Janaúba com destino ao estado da Bahia.  
Houve a colisão entre uma Van, com placa de Brumado-BA, que vinha de Montes Claros com um automóvel Gol, com placa de São Paulo, que retornava da Bahia em direção ao estado de São Paulo. Um caminhão, com placa de Betim-MG, tombou quando o motorista tentou evitar a batida nos dois veículos colididos. O motorista saiu ileso.
Foto CB
Após a colisão, carro saiu da pista da BR-122, no Norte de Minas, e caiu num declive.   
Esse fato foi na noite de ontem, dia 30, e chovia no momento do acidente. O passageiro Davi Soares Costa, 17 anos, que estava na Van, ficou levemente ferido e foi encaminhado para o Hospital Regional de Janaúba.
Foto CB 
 
Equipes do Corpo de Bombeiros de Janaúba prestaram assistência às vítimas.
No automóvel Gol estavam cinco pessoas, três delas morreram. Em consequência da batida, duas crianças (uma de 4 e outra de 5 anos) morreram. Essas crianças são filhas de Solange Pereira Alves, 39 anos, moradora de Pirituba-SP, que ficou ferida, assim como outro ocupante do carro, Jenival Luís de Farias, 33 anos. Outra pessoa que estava no Gol, Dorgival Luís de Farias, 40 anos, tio das crianças, foi socorrido e encaminhado ao hospital. Porém, Dorgival não resistiu e morreu.(*Fonte: PM e Corpo de Bombeiros, com informação de José Ambrósio)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PARALISAÇÃO NA UNIMONTES! - CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE PARALISAÇÕES DE OUTUBRO DE 2013


 
O descaso e a falta de política de ensino superior do estado de Minas Gerais, a situação de precariedade geral na UNIMONTES e os rumos apontados pela gestão superior (Reitoria) para o futuro de nossa Universidade levaram à mobilização dos professores para refletirem e agirem em relação ao presente e ao futuro de todos nós. Estamos no 3º ano da atual gestão e esperamos por mudanças já!
A Associação dos Docentes da UNIMONTES vem a público esclarecer à Comunidade Acadêmica as principais razões das mobilizações de outubro: além dos problemas estruturais graves, o foco equivocado no ensino à distância; a falta de apoio aos professores que ministram aulas em outros campi; a precariedade dos campi e a contínua expansão sem planejamento e condições; a falta de regras claras e o tratamento diferenciado entre professores de diferentes cursos, privilegiando uns, em detrimento de outros; a insatisfação geral dos professores com a DDRH, que passou a comandar arbitrariamente a vida dos professores; a FADENOR que, ao invés de apoiar a pesquisa, explora os recursos captados pelos projetos dos professores; e a falta de manutenção e de organização do campus.
Os docentes da UNIMONTES pela ausência de diálogo efetivo e pela desvalorização da carreira docente, entre outras, realizaram paralisação e iniciaram um debate que apontou ações urgentes que visam à melhoria na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, com o intuito de discutir e de refletir sobre os seguintes pontos:
  1. 1)Cumprimento do atual estatuto até a formulação de um novo: paralisação da sistematização das propostas para as novas diretrizes da UNIMONTES e normas de graduação, bem como Núcleo Docente Estruturante (NDE); implementação da matrícula por disciplina; criação de novos centros e campi multidisciplinares; não à obrigatoriedade dos 20% da carga horária à distância para as disciplinas dos cursos presenciais e não à exclusão do Conselho Departamental como instância de apreciação e de aprovação do PPPs, tornando-se apenas instância de recurso. Exigimos a participação democrática pela comunidade acadêmica e pelos órgãos colegiados.
  2. 2)Estatuinte ampla, geral e irrestrita imediatamente, construída a partir das necessidades de toda a comunidade acadêmica, com a participação efetiva de todos.
  3. 3)Política de ensino superior para o estado de Minas, construída com a comunidade acadêmica e que preveja um financiamento adequado.
  4. 4)Orçamento da Universidade: participativo, contemplando todos os cursos e departamentos de forma proporcional, sem privilegiados.
  5. 5)Plano pensado coletivamente para enfrentar os graves problemas de infraestrutura e de logística, com priorização dos casos mais graves, com prazos e ações estabelecidas.
  6. 6)Política de valorização do professor e da carreira docente: iniciando por uma política séria de capacitação docente, com a liberação das atividades docentes e didáticas, acompanhadas de bolsas de apoio, visto que a maioria do corpo docente é composta por professores com a titulação de especialista.
  7. 7)Política de apoio estudantil – legitimada pelo
  8. 8)Política de valorização do servidor técnico-administrativo. A falta de servidores prejudica diretamente o corpo docente e discente, além do bom funcionamento das coordenações e dos departamentos. O trabalho administrativo na UNIMONTES, em sua maioria, é realizado por estudantes/“estagiários”.
Nesse período de paralização, realizamos grupos de trabalho sobre os temas propostos, nos quais definimos nossas reivindicações com base nas pautas levantadas em assembleias da ADUNIMONTES. Além disso, tomou-se a decisão de nova paralisação, que acontecerá no dia 31 de outubro, e outras paralisações consecutivas, com vistas a avançar nas negociações tanto com o governo de estado como com a gestão da Universidade. A ADUNIMONTES reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade, todavia, sem permitir a precariedade da carreira docente e o prejuízo dos discentes, assim como reafirma o seu compromisso com a luta pela democracia participativa.  

PARALISAÇÃO NA UNIMONTES!
QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO
VENHA PARTICIPAR E COLOCAR O SEU PONTO DE VISTA, PARA CONSTRUIR A UNIVERSIDADE. LUTAR PELO DIREITO POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO; REAJUSTE SALARIAL; LIBERAÇÃO PARA FÉRIAS PRÊMIO; PAGAMENTO DO PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE NO ANO CORRENTE; BOLSA E LICENÇA PARA QUALIFICAÇÃO; DIÁRIA PARA OS PROFESSORES QUE SE DESLOCAM PARA MINISTRAR AULAS EM OUTROS CAMPI; SALAS DE AULAS PARA TODOS OS CURSOS; SALUBRIDADE DO CAMPUS; SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NAS COORDENAÇÕES E NOS DEPARTAMENTOS; GABINETE PARA OS PROFESSORES; LABORATÓRIOS ADEQUADOS; FIM DO DESVIO DE FUNÇÃO; TRANSPORTE PARA AULAS DE CAMPO; ORÇAMENTO PARTICIPATIVO; FIM DOS PRIVILÉGIOS; CONDIÇÕES IGUAIS PARA TODOS OS PROFESSORES; DEMOCRACIA PARTICIPATIVA; POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL; MORADIA ESTUDANTIL; BOLSA-ALIMENTAÇÃO PARA OS ESTUDANTES CARENTES; CONSELHO UNIVERSITÁRIO SOBERANO.
PARTICIPE DESTA LUTA!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mais um caso de uso indevido de bens públicos em benefício particular em São João da Ponte

O Ministério Público de Minas Gerais, através do promotor de justiça Célio Dimas Esteves Ruas, instaurou mais um procedimento para investigar a suposta utilização indevida de máquinas e servidores públicos da Prefeitura de São João da Ponte em benefício particular. Desta vez o feito apura o uso uma patrol do município, combustível e de seu operador, no sábado, 28 de setembro, na obra de construção da Estação de Tratamento de Esgotos da cidade.
No primeiro semestre deste ano, máquinas, veículos e funcionários públicos também foram flagrados preparando festa de rodeio na fazenda do secretário municipal de Agricultura de São João da Ponte, Osmano Gorutuba, irmão do prefeito Sidiney Pereira da Silva (foto).
No primeiro semestre deste ano, máquinas, veículos e funcionários públicos também foram flagrados preparando festa de rodeio na fazenda do secretário municipal de Agricultura de São João da Ponte, Osmano Gorutuba, irmão do prefeito Sidiney Pereira da Silva (foto).
A licitação para realização da obra foi vencida pela Construtora Vale do Ouro Ltda e, de acordo com a denúncia encaminhada por um morador ao MPMG, deveria ser totalmente realizada às expensas da empreiteira. Mas no dia 28 de setembro, após receber denúncia de que a motoniveladora da Prefeitura de São João a Ponte trabalhava no local, um pequeno grupo de moradores, munido de máquinas fotográficas e câmera filmadora, compareceu ao local e registrou o flagrante. A Polícia Militar registrou boletim de ocorrência, confirmando o fato. As imagens produzidas no local foram entregues ao Ministério Público como meio de prova.
Utilizar-se indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos é crime de responsabilidade dos prefeitos municipais, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, de acordo com o Decreto-Lei 201/67.
Os crimes definidos no artigo 1º do DL-201/67 são punidos com a pena de reclusão, de dois a doze anos. Além disso, a condenação definitiva em qualquer dos 23 crimes previstos naquele artigo acarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.
A benevolência da administração municipal contrasta com o quadro de dificuldades vivido pelos moradores. Recentemente usuários dos serviços de saúde ficaram sem atendimento por conta do corte da energia elétrica de postos de saúde.
No primeiro semestre deste ano, máquinas, veículos e funcionários públicos também foram flagrados preparando festa de rodeio na fazenda do secretário municipal de Agricultura de São João da Ponte, Osmano Gorutuba, irmão do prefeito Sidiney Pereira da Silva (foto).
Assista aos vídeos do flagrante realizado pelos cidadãos pontenses clicando nos links abaixo:

Fime - Uma lição de amor

Por  
Psicóloga egressa do CEULP/ULBRA. Colaboradora do (En)Cena.

“Uma lição de amor” é um filme produzido e dirigido por Jessie Nelson, cuja direção permite que seus filmes sejam dotados de um incrível equilíbrio, entre a tensão e o lado cômico que norteia temas tão densos quanto este. O filme narra a história de Sam (Sean Penn) um homem de aproximadamente 40 anos, deficiente mental que luta na justiça pela guarda de sua filha, Lucy (Dakota Fanning), de sete anos.


São poucas as informações sobre a doença de Sam, o que podemos notar é que sua patologia está ligada a limitação da inteligência. Sam possui a capacidade intelectual de uma criança de sete anos, um dos fatores que o faz perder a guarda de Lucy.
Segundo Dalgalarrondo (2008) a inteligência é um conceito fundamental para psicologia, no entanto não há um único conceito para defini-la, o que se pode dizer é que a inteligência pode ser definida como um conjunto das habilidades cognitivas do indivíduo. 
Com base na literatura, podemos considerar que Sam possui retardo mental moderado, conhecido também por oligofrenia moderada ou imbecilidade. Isso porque, portadores de Retardo Mental Moderado apresentam (baseando-se em testes de inteligência) um QI na faixa de 35 a 49, o que equivale a idade mental de uma criança de 6 a 9 anos. Apresentando sintomas tais como: desenvolvimento neuropsicomotor lentificado e incompleto (particularmente na linguagem e na compreensão) (DALGALARRONDO, 2008).


Apesar de sua condição mental, Sam tem uma vida normal, sua rotina é como a de qualquer outra pessoa; trabalha durante o dia, cuida de Lucy, sai com os amigos, faz compras e respeita as regras. Destaco aqui que, em casos de retardo mental moderado, a vida completamente independente na idade adulta dificilmente é alcançada. Não se sabe o histórico de vida dele e nem quais foram as condições de tratamento (estrutura, técnicas e supervisão) que ele recebeu. Pelo contexto do filme, podemos associar que o ambiente em que Sam foi criado possibilitou que ele desenvolvesse sua autonomia, podendo levar uma vida normal. É um homem apaixonado por Beatles, sabe todas as músicas e informações sobre a banda, até mesmo o nome de Lucy foi em homenagem a uma música da banda.Cenas assim, em que ele mostra sua paixão pela banda, ou quando está com seus amigos, que permitem que o filme tenha uma leveza e desvia um pouco do drama e tensão pelo quais estão passando Lucy e Sam.



Sam é o único responsável por Lucy, isso porquê a mãe da criança os abandonou logo após o nascimento da menina, ele, no entanto, não deixa de criar Lucy, e recebe a ajuda de alguns amigos (a maioria também com problemas mentais, sendo eles responsáveis pela parte cômica e leve do filme). Aqui associamos a outra característica de indivíduos com retardo mental moderado: apesar de serem desajeitados no contato interpessoal, eles gostam de interagir e estabelecem diálogos sempre.
O drama de pai e filha começa quando uma assistente social julga que Sam é incapaz de criar Lucy, levando em conta seu retardo mental e de que a criança está evitando seu desenvolvimento para se igualar ao pai. A justiça então fica com a guarda de Lucy e a encaminha para a adoção.


Sam ao se deparar com a situação se desespera e decide procurar por um advogado, com a intenção de recuperar a guarda de sua filha. Sabendo que se trata de algo muito difícil ele vai em busca de uma das melhores advogadas da cidade, que é claro, recusa o caso pelo fato de Sam não ter dinheiro para pagá-la. Mas, como quer provar que é capaz de aceitar causas humanitárias, que não trabalha só por dinheiro, Rita (Michelle Pfeiffer) volta atrás e resolve ajudá-los.



A partir daí começa a difícil tarefa de convencer o juiz que Sam é capaz de criar Lucy sem que isso afete seu desenvolvimento.  E não só a vida de Sam se transforma, Rita também aprende muito com seu cliente, principalmente ao que diz respeito a importância da atenção dos pais no desenvolvimento de seus filhos. Ela, por ser uma advogada tão famosa, acaba que deixando o filho sozinho, o que resulta num conflito entre mãe e filho. Quando começa a trabalhar no caso de Lucy, Rita se envolve no caso de maneira que beneficia a todos.



Não podemos analisar uma história, um caso ou um filme de um único ângulo, isso porque não existe somente “um lado da moeda”. “Uma lição de amor” traz além do tema central, outros temas que merecem atenção, que vale a pena serem discutidos e que possibilita muitas reflexões. Existe toda uma crítica por trás dos cuidados que os pais devem ter com seus filhos e da importância da participação dos pais no desenvolvimento dos filhos: atenção, carinho, amor, proteção, ensinamentos (regras, deveres, direitos). Podemos perceber também uma crítica em relação a forma como limitamos as pessoas portadoras de transtornos mentais. Será que realmente damos à elas autonomia suficiente? Por que um pai com deficiência mental não pode ajudar na criação de seus filhos?


Sam, durante toda sua luta pela guarda da filha, tenta de todas as maneiras provar que dentro das suas limitações é capaz de cuidar da filha, e é isso que ele mais gosta de fazer. É capaz de esquecer qualquer outra coisa, menos o que ajuda a criança a dormir quando está com dificuldades de “pegar no sono”. São detalhes pequenos, mas que, quando somados, mostram a grandiosidade e incrível capacidade de Sam de criar sua filha.


O que todos julgavam em Sam era se ele tinha capacidade de criar Lucy sozinho, mas ninguém se atentou que ele não queria essa exclusividade, a única coisa que Sam desejava era cuidar de Lucy. “O amor de Sam pela filha e a sua vontade de criá-la, nos faz refletir sobre até que ponto o ser humano é julgado por causa de seu estereótipo (FERNANDES e LEDUC. 2009, s/p)”.


Assim, o filme acaba por trazer, mais uma vez, a importância de se observar, de prestar mais atenção no “olhar para o outro”, mas de forma completa, sem pré-conceitos. Buscar entender o que o outro quer e espera, para depois obter alguma conclusão, se é que existe uma única conclusão.
“A inocência, a sinceridade e a bondade do personagem Sam nos transmite que tudo é possível quando há amor! A importância desse sentimento é demonstrada por uma das falas da personagem Lucy: “Tudo o que eu preciso é amor!"  (FERNANDES e LEDUC, 2009, s/p).


Referências:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 2ª Edição. São Paulo – SP. 2008.
FERNANDES, J. LEDUC, L. Uma Lição de Amor; resenha. 2009, s/p. Disponível em:http://educacaoespecial2009.blogspot.com.br/2009/09/uma-licao-de-amor-e-um-filme-que-conta.html. Acesso em 30 de jul. 2013.


FICHA TÉCNICA DO FILME
 

UMA LIÇÃO DE AMOR
Título Original: I’ am Sam.
Gênero: Drama
Direção:Jessie Nelson
Roteiro: Jessie Nelson, Kristine Johnson
Elenco: Brad Silverman, Dakota Fanning, Dianne Wiest, Doug Hutchison, Eileen Ryan, Janet Adderly, JennaBoyd, Joseph Rosenberg, Laura Dern, Loretta Devine, Michelle Pfeiffer, Richard Schiff, RussFega, Scott Paulin, Sean Penn, Stanley DeSantis, Wendy Phillips, Will Wallace
Produção: Richard Solomon
Fotografia: Elliot Davis
Ano: 2002

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Policiais em pé de guerra com Alckmin

Críticas da categoria englobam decisões tomadas nos protestos de junho e mudança na cúpula da Segurança

27 de outubro de 2013 

Pedro Venceslau - O Estado de S.Paulo
As manifestações de policiais por aumento salarial que tumultuaram a Assembleia Legislativa de São Paulo na semana passada expuseram um gargalo político que preocupa o governador Geraldo Alckmin (PSDB), provável candidato a reeleição em 2014. Por mais que tente se aproximar da categoria, que representa um universo de 200 mil pessoas e encarna o debate sobre segurança pública, o tucano é considerado pela maioria das 17 entidades que representam as forças policiais como um adversário a ser batido.
As críticas são duras e partem de todos os escalões e partidos, inclusive de siglas da base aliada de Alckmin e do próprio PSDB. Os espectro das queixas vai além dos salários. Engloba as decisões tomadas nos protestos de junho e a mudança na cúpula da Segurança Pública.
O vereador paulistano Adriano Lopes Telhada (PSDB), conhecido como Coronel Telhada, é o principal representante dos tucanos na categoria. Apesar de ser do partido de Alckmin, sua avaliação sobre a segurança, um dos temas que deve estar no cento da campanha de 2014 no Estado, é bastante dura. "O combate ao crime organizado caiu bastante com a chegada do (secretário de Segurança Pública) Fernando Grella (que tomou posse em 2011 no lugar de Antonio Ferreira Pinto)", diz.
PCC. O "fogo amigo" surge justamente no momento em que uma pesquisa feita pelo PSDB para consumo interno registrou que a popularidade de Alckmin cresceu depois da revelação de que o PCC teria planejado sua morte devido à postura "dura" contra os bandidos.
Isso credenciaria o discurso tucano de "coragem" no enfrentamento ao crime organizado e serviria de antídoto aos ataques da oposição, que aponta o crescimento do PCC durante os seguidos governos tucanos.
"O crime organizado de São Paulo é fruto do PSDB", diz o deputado estadual Edinho Silva, presidente do PT paulista.
Presidente do PSDB no Estado, o deputado federal Duarte Nogueira minimiza o mal-estar com a polícia. "São Paulo tem os melhores indicadores de combate ao crime do País. O governador deu aumento real para os policiais", afirma.
Chefe da polícia militar paulista em três governos tucanos - José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin - o coronel Álvaro Camilo, hoje vereador da capital pelo PSD, se consolidou como um dos principais líderes militares de oposição ao governo. Ele também reclama do novo secretário, mas com um argumento oposto ao de Telhada.
"Com a saída de Ferreira Pinto, priorizou-se o enfrentamento. Havia antes mais atenção com a polícia comunitária. Isso se perdeu. Houve aumento da letalidade", afirma Camilo.
Kassab. Interlocutores de Alckmin creditam ao ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), que também deve concorrer ao governo em 2014, o bem sucedido movimento de unificar o discurso de uma categoria historicamente desunida no âmbito político.
Ele teria conseguido uma interlocução intensa com a Polícia Militar depois de colocar 156 coronéis em cargos chaves da prefeitura, o que inclui o comando de 30 subprefeituras da capital. Além disso, teria se aproximado dos dirigentes das entidades policiais e construído pontes para se aproximar de um eleitorado fiel estimado em pelo menos 1 milhão de pessoas.
Esse movimento teria ganhado densidade com a decisão do ex-secretário de Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto de migrar para o PMDB para disputar uma vaga de deputado federal - no campo de oposição aos tucanos. Outro fator que preocupa dirigentes do PSDB é a pré-candidatura do deputado estadual Olímpio Gomes, ex-presidente da Associação Paulista dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao Palácio dos Bandeirantes pelo PDT, partido que orbita na área de influência do PSDB paulista. Sua presença no horário eleitoral gratuito e nos debates teria potencial de acuar o governador no tema da segurança pública.

Governo do estado vai investir R$ 7 milhões na rede de atendimento psicossocial em todo o Tocantins


A partir desses novos investimentos, a Rede de Atenção Psicossocial no Tocantins passará a contar com 24 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), duas Residências Terapêuticas, duas Unidades de Saúde Mental e 36 Leitos em Clínica Médica.

Com a missão de promover a atenção psicossocial, viabilizando o acesso universal da população aos cuidados em saúde mental, álcool, crack e outras drogas, o governo do Estado vai investir R$ 7 milhões na ampliação da rede de atendimento no Tocantins. Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde, com contrapartida do Estado.

A partir desses novos investimentos, a Rede de Atenção Psicossocial no Tocantins passará a contar com 24 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), duas Residências Terapêuticas, duas Unidades de Saúde Mental e 36 Leitos em Clínica Médica.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), atualmente a cobertura dos serviços de saúde mental no Tocantins é de 63%. A meta, para 2015, é atingir o índice de 80%, ultrapassando a cobertura nacional, de 68%. “Até 2015 teremos 11 CAPS tipo I, que atendem municípios ou regiões com até 15 mil habitantes; seis CAPS II, atendendo cidades ou regiões com até 70 mil/habitantes; dois CAPS III, que atenderão municípios ou regiões com mais de 100 mil/habitantes - 24 horas; um CAPS AD específico para álcool e drogas; quatro CAPS AD III, atendendo álcool e drogas 24 horas por dia; duas Residências Terapêuticas para pacientes com problemas psiquiátricos e que perderam o vínculo familiar; duas Unidades de Saúde Mental; e 36 leitos de retaguarda em hospitais públicos”, explicou a gerente de Saúde Mental da Sesau, Ester Cabral.

Em 2015, a rede de atenção psicossocial no Estado ficará com a seguinte distribuição: os municípios de Tocantinópolis, Formoso, Taguatinga, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Ananás, Pedro Afonso, Guaraí, Pequizeiro, Miracema e Novo Acordo terão CAPS tipo I. Araguatins, Porto Nacional, Dianópolis, Paraíso, Gurupi e Colinas passarão a contar com o CAPS II. Araguaína e Palmas terão CAPS III.

Já em relação ao atendimento a dependentes de álcool e drogas, em Augustinópolis será implantando um CAPS AD. Araguaína, Palmas, Gurupi e Porto Nacional passarão a ter o CAPS AD III. 

Ainda como parte da rede de atendimento, Araguatins e Araguaína terão o Serviço Residencial Terapêutico. Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, Colinas, Guaraí, Pedro Afonso, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Formoso, Dianópolis e Miracema passam a ter Leitos de Retaguarda em Hospital Geral (HG). E, também em Palmas e Araguaína a população vai contar com Unidades de Saúde Mental em HG.

Atendimento

De acordo com a gerente da Sesau, os CAPS oferecem serviços de saúde sem a necessidade de  encaminhamento. “Qualquer pessoa que esteja passando por uma crise psicossocial ou com algum transtorno mental grave pode ir até os CAPS e será atendido”, afirmou.

Ainda segundo Ester Cabral, nos centros há médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e enfermeiros para acolher o paciente e montar um plano terapêutico de tratamento. Além do acompanhamento médico e medicamentoso, o paciente também vai receber atividades psicoterapêuticas. “O acompanhamento é feito das sete da manhã e às cinco da tarde, quando o paciente vai conviver com a família em casa. O importante nesse tratamento é não romper com os laços familiares e deixar que esse paciente transite na sociedade sem ser excluído dela, tanto nos casos de transtorno mental quanto nos casos de álcool e drogas”, ressaltou.

A maioria dos remédios possui efeitos colaterais, alguns extremamente sérios. É aquele velho papo de que se todos lessem a bula, ninguém tomaria nada! Conheça agora os 5 remédios mais perigosos que existem

Os 5 remédios mais perigosos do mundo


Mais cedo ou mais tarde, algum remédio vai fazer parte da sua vida. A indústria farmacêutica se certifica disso diariamente, ao cobrir todas as descobertas patológicas (e inventar algumas) da atualidade. Só que a maioria desses remédios possui efeitos colaterais, alguns extremamente sérios. É aquele velho papo de que se todos lessem a bula, ninguém tomaria nada! Conheça agora algumas das medicações mais perigosas que existem:

5. ESTATINAS

Remédios para o colesterol como Mevacor, Zocor e Pravachol são conhecidos como estatinas. Eles servem para reduzir a produção de colesterol no fígado e alterar o modo pelo qual o colesterol LDL entra nas células. O uso prolongado pode causar problemas sérios no fígado, inflamações nos músculos, e até mesmo cataratas.

4. PROZAC

Prozac é um remédio geralmente prescrito para controlar os níveis de serotonina (neurotransmissor que afeta o humor, ansiedade, e sono) do cérebro. Altos níveis de serotonina no cérebro podem causar agitação e ansiedade, e níveis muito baixos causam depressão. Drogas como o Prozac podem causar acatisia, uma condição de agitação constante no paciente. A acatisia geralmente vem acompanhada de pensamentos suicidas, hostilidade e comportamento violento.

3. MEDICAÇÃO PARA DÉFICIT DE ATENÇÃO

Ritalina e Adderall são medicamentos famosos nessa área. Eles agem rápido, e não causam dependência química. O problema aqui é que apesar de estarmos limpos no lado químico, o psicológico já sofre um pouco mais – severas dependências psicológicas acompanhadas de ansiedade, insônia e comportamentos violentos.

2. REMÉDIOS PARA ARTRITE

AINEs (anti-inflamatórios não esteróides) como o Motrin e o Celebrex são frequentemente prescritos para tratamentos de artrite. Apesar de eficientes contra a dor da artrite, vêm acompanhados de muitos efeitos provenientes do uso prolongado, entre eles hemorragias gastrointestinais e danos nos rins e fígado.

1. DROGAS UTILIZADAS NA QUIMIOTERAPIA

As drogas usadas na quimioterapia, como por exemplo o Metotrexato, são quase venenos que são injetados no seu corpo para matar as células de câncer. O problema é que esse veneno também é letal para as células do nosso corpo, o que leva aos frequentes efeitos colaterais de problemas sérios nos rins, fígado e pulmões, além de contribuir para a perda de bebês e ferrar com o seu sistema imunológico. Não é a toa que pacientes em quimioterapia emagrecem, perdem cabelo, vomitam com frequência…

Governo Dilma deixa de aplicar R$17 bilhões na Saúde, mas gasta R$16 bi em Publicidade


Padilha, Marisa, Lula e Dilma.
 Imagem: Reprodução/I9
Os gastos com propaganda do governo federal nos dois primeiros anos da gestão de Dilma Rousseff, incluindo estatais, é 23% maior, na média, do que nos oito anos de mandato de seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente também vem gastando mais - cerca de 15% -, na média, na comparação com o segundo mandato de Lula.

Ao todo, em dez anos de governo petista foram desembolsados, incluindo todos os órgãos da administração, cerca de R$ 16 bilhões, em valores corrigidos pela inflação, segundo levantamento inédito do Estado.
Ministro da Saúde Alexandre Padilha deixa de aplicar R$ 17 BI
A Associação Médica Brasileira (AMB) entrou com nova ação judicial contra o Ministério da Saúde para cobrar explicações sobre a não aplicação de R$ 17 bilhões previstos em Orçamento na área. O assunto foi abordado em junho em representação enviada ao Ministério Público e em ação protocolada no Supremo Tribunal Federal.
A AMB explica, por meio de nota, que também procurou a Justiça Federal para evitar um possível conflito de competência entre as diferentes instâncias judiciais. “Evitaremos, à guisa da previsão legal, qualquer obstáculo institucional a compelir o ministro a revelar a destinação dos valores inutilizados”, destacou, na nota, o advogado Carlos Michaelis Júnior.
De acordo com a AMB, o percentual aceitável de não cumprimento orçamentário é até 3%, mas no ano passado, o valor chegou a 9,64% na pasta da Saúde. "Do total empenhado, R$ 8,3 bilhões foram inscritos em restos a pagar não processados, porém o Tribunal de Contas da União não sabe onde estão essas contas ou se elas existem", destaca a nota.
O Ministério da Saúde diz lamentar "que uma entidade médica recorra a este tipo de argumento por discordar do diagnóstico de que faltam médicos no Brasil, em vez de participar dos debates, espaços democráticos de diálogo, para levar mais médicos aos locais que necessitam de profissionais de saúde".
A pasta destaca que R$ 8,7 bilhões, dentre os R$ 17 bilhões reclamados pela entidade, estavam contingenciados por decisão da área econômica do governo e R$ 8,3 milhões ficaram como restos a pagar para o ano de 2013. "Desse valor, R$ 4 bilhões foram pagos até maio deste ano", diz o ministro.
Fabiano Portilho
Portal i9