quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vazão da represa de Três Marias passa de 120 m³/s para 80m³/s Decisão foi tomada pela Agência Nacional de Águas e vale até fevereiro. Reservatório está com 12,87% da capacidade.

Foto feita durante a visita do governador a Três Marias em janeiro deste ano (Foto: Manoel Marques / Imprensa MG)Foto feita durante a visita do governador a Três Marias em janeiro deste ano (Foto: Manoel Marques / Imprensa MG)
A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou que a vazão da hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, seja diminuída de 120 m³/s para 80m³/s. A redução vale até o fim de fevereiro e busca, segundo o órgão, garantir a manutenção do volume do reservatório da barragem. Após esse período uma nova avaliação deve ser feita.
Ainda de acordo com a ANA, a decisão de reduzir a vazão levou em conta também as chuvas que caíram nos afluentes do rio São Francisco, principalmente em Minas Gerais.
Atualmente, Três Marias está com 12,87% da capacidade, 2,34% a mais do que no mês anterior.  Em janeiro, o reservatório estava em 10,53%. No mesmo período de 2014, tinha 27,56%. O menor nível foi atingido em outubro de 2014, 2,89%.
Em 29 de janeiro, o governador Fernando Pimentel (PT) visitou a hidrelétrica e afirmou que a previsão é que até o fim do ano Três Marias deve atingir 5% da capacidade de armazenamento de água. 
A vazão da usina foi reduzida por várias vezes em 2014, a última decisão da ANA nesse sentido foi tomada em outubro, quando o volume de água liberado passou para 140m³/s. Na época, a principal nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas (MG), havia secado.

Sobre Três Marias
Inaugurada em 1962, a represa da usina tem a capacidade de armazenar 21 bilhões m³ de água, equivalente a sete vezes o volume da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, em uma área de 202.500 m². O reservatório integra a Bacia do São Francisco, que abrange cinco estados e 540 municípios, sendo 240 de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário