domingo, 19 de julho de 2015

Como tratar a artrite reumatoide?


Como tratar a artrite reumatoide?
É uma doença crônica e degenerativa que provoca inflamação na membrana que protege e cobre as cartilagens (sinovial) das articulações. Quando inflama o osso vai se danificando e se desgastando. Diferencia-se da artrose que causa lesões na cartilagem da articulação. Causa muita dor, sobretudo, nas mulheres acima dos 40 anos. Saiba como tratar essa disfunção neste artigo.

Sintomas da artrite reumatoide

O principal e mais visível dos sintomas é o inchaço ou a inflamação das articulações, o que gera muita dor. As áreas mais afetadas pela artrite reumatoide são os pulsos, os cotovelos, os ombros, os dedos das mãos e dos pés, os quadris, os tornozelos e os joelhos. É frequente naqueles pacientes que sofrem desta doença ter uma sensação de rigidez, sobretudo, pelas manhãs ao se levantar.
Podem aparecer também nódulos reumatoides, nódulos na pele (especialmente no dorso das mãos e dos pés) ou no interior do corpo. A inflamação dá lugar à deformação das articulações quando a doença está em um estado avançado.
artritis2
Outros sintomas que também sofrem os pacientes com artrite reumatoide são a febre, o cansaço, sequidão nas mucosas (boca, olhos etc.), dor no pescoço e formigueiro nos pés e mãos.

Conselhos para tratar a artrite reumatoide naturalmente

Consumir óleo de borragem como complemento diário. Este óleo possui ácidos graxos Ômega 6 e foi demonstrado que é um eficaz remédio para atenuar e aliviar as dores que a artrite produz.
Realizar exercícios adequados, evitando ou eliminando aqueles que são prejudiciais. Os aconselhados são os aeróbicos de pouco impacto, como a natação, caminhadas ou alongamentos. É provável que nos primeiros dias você sinta dor após se exercitar, porém isso é normal, não abandone a prática. Quando o corpo estiver acostumando será cada vez menos incômoda.
artritis3

Faça uma consulta médica se você tem algum tipo de alergia, como pode ser a alergia ao leite ou ao trigo. Foi comprovado que muitos pacientes podem eliminar ou aliviar os sintomas da artrite ao deixar de consumir determinados alimentos.
Escolher alimentos que são recomendados para tratar as dores desta doença. Eles são os peixes azuis (truta, carapau, salmão e sardinha) que têm ácidos graxos ômega 3, anti-inflamatórios; os óleos vegetais (oliva, nozes, canola ou linhaça), também ricos nestes ácidos.Recomenda-se consumi-los crus para que possam conservar suas propriedades. frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, pistache, tâmaras) levando em conta que proporcionam um alto teor calórico, portanto, cuidado com o excesso; vegetais verdes (acelga, alface, brócolis, couve, pepino, couve de Bruxelas, espinafre), que aportam suas propriedades antioxidantes e neutralizam o efeito dos conhecidos “radicais livres” e frutas ricas em vitamina c (laranja, mandarina, kiwi, manga e morango).
artritis4

Remédios naturais para tratar a artrite reumatoide

  • Aplicar compressas de água fria: isto te servirá para reduzir o inchaço e a inflamação das articulações. É aconselhável usar bolas de gelo que se aplicam diretamente na área dolorida para que reduza a dor. Aplicar por 15 minutos no máximo e, se desejar, repetir, aguardar meia hora. Tenha cuidado porque se usar gelo pode queimar a pele. Melhor cobrir com um pano ou toalha. 
  • Colocar calor para relaxar os músculos: você pode usar as conhecidas almofadas térmicas que são ligadas e oferecem calor para aplicar na região que está doendo ou ainda molhar uma toalha em água bem quente e colocar na região. Outros esquentam um pano com o vapor da água fervente ou colocam os pés e tornozelos em um recipiente com água quente. Se a dor for em todo o corpo, se possível, encher uma banheira e ficar dentro por alguns minutos, até que a água esfrie.
  • Aproveitar as terapias de corpo e mente: quando são adicionadas aos tratamentos para a artrite “convencionais”, técnicas para controlar o estresse, assimilar a dor ou melhorar o sono, os sintomas diminuem notavelmente.
  • Respirar corretamente: segundo informa o Centro de Medicina Complementária e alternativa, uma boa respiração, lenta e profunda a partir do abdômen, pode ajudar nos quadros de artrite, alterando o estado emocional. Serve, por sua vez, para reduzir o estresse, a tensão e a ira em situações difíceis.  
artritis5
  • Desfrutar o relaxamento muscular progressivo: é preciso estar bem concentrado e relaxar todos e cada um dos grupos musculares que temos em nosso corpo. Começa desde a cabeça, passa pelo pescoço e os braços, continua pelas costas e o peito, desce para o estômago, trabalha a pélvis, os quadris, as pernas e os pés. Você pode estar sentado ou deitado (sem chegar a dormir). Respira profunda e lentamente.
  • Meditar: esta terapia te permite reduzir a frequência cardíaca e elimina as dores. Diminui, por sua vez, a depressão, a ansiedade, o estresse e ajuda a aumentar a concentração e o auto-conhecimento. A postura da flor de lótus, por exemplo, permite relaxar alguns músculos e articulações (por exemplo, os pulsos, que posam suavemente sobre os joelhos e os ombros que ficam completamente relaxados).
  • Realizar tai chi ou yoga: ambas práticas orientais são muito eficazes e seguras para os pacientes que sofrem com a artrite reumatoide. São muito aconselhadas para as pessoas da terceira idade porque os movimentos podem ser suaves e simples a depender da prática. Ajudam a aumentar a força conjunta do corpo e melhora a amplidão dos movimentos. Contam, por sua vez, com um componente adicional como é o espiritual, para que a mente se concentre longe das dores.
artritis6
Imagens cortesia de handarmdoc, david_jones, Francisco Antunes, Mike Schinkel e Jean Henrique Wichinoski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário