sábado, 15 de agosto de 2015

Churrasquinho de gato ou Espetinho Misto

Ensaio há algum tempo preparar espetinhos em casa. Adoro churrasco, como uma gaúcha tradicional, e uma das coisas que mais sinto falta é de poder comer um bom churrasco sempre que quiser. Não que em São Paulo não existam boas churrascarias, elas existem, mas os preços são proibitivos o suficiente para não fazerem parte da nossa rotina. E no meu prédio não tem churrasqueira…
Os espetinhos geralmente são preparados no forno, em frigideira ou na grelha (em cima do fogão), mas como estou em uma fase in love com meu novo grill George Foremann – não, não ganho para fazer propaganda, infelizmente – que me surpreendeu bastante, resolvi arriscar os espetinhos. Acabei fazendo um xixo, uma lembrança do churrasco que meu avô preparava de forma inigualável. Foi um sucesso, e como uma amiga falou: “as crianças lambem até os espetos”.
Se você for servir em uma refeição com outros acompanhamentos, calcule de 4 a 5 espetinhos por pessoa, incluindo outras variedades, como queijo coalho, linguiça ou frango. 
Churrasquinho de gato ou Espetinho Misto (xixo)
Para 12 espetinhos 

Ingredientes
400g de carne bovina em cubos – usei miolo de alcatra
400g de carne suína cubos – usei pernil suíno
cebolas 
pimentão
tomates
Sal, pimenta branca, pimenta preta e vinagre a gosto

Preparo
Tempere os cubos de alcatra com sal e pimenta preta e reserve.
Tempere os cubos de pernil com sal, pimenta branca, vinagre e reserve.
Corte os tomates, dividindo cada metade em 6 ou 8 partes, ficando pedaços de mais ou menos 3x3cm, descartando as sementes.
Corte o pimentão, descartando as sementes, em pedaços semelhantes aos tomates.
Corte a cebola ao meio, e depois separe os anéis, ficando com pedaços semelhantes ao tomate e pimentão.

Monte os espetinhos, começando com um vegetal e intercalando os vegetais com as carnes. Pronto!
Espetinhos montados
Eu fiz os espetinhos no grill, não precisou usar gordura, mas se você for fazer em uma panela ou grelha, utilize um pouco de gordura para que as carnes não grudem, virando para que doure por igual.
Se for assar no forno, disponha os espetinhos em uma assadeira e leve para assar em forno médio, virando para dourar de todos os lados. 
Image and video hosting by TinyPic
Print Friendly

Nenhum comentário:

Postar um comentário