sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Conheça a técnica de depilação com açúcar - O sugaring, ou cera de açúcar, é ideal para arrancar os pelos curtos. É menos dolorosa que a cera convencional e dura tanto quanto esta última.


Conheça a técnica de depilação com açúcar

Cera, cremes, máquinas… você sabia que além disso tudo, existem alternativas naturais e econômicas para se depilar? Acredite, basta ter às mãos açúcar e limãopara preparar em casa e de maneira muito simples seu “creme depilador” natural.
A seguir, explicaremos como preparar e aplicar essa técnica natural conhecida como Sugaring, e falaremos de suas vantagens em relação a outros métodos de depilação.

O que é o Sugaring?

O Sugaring é um método de depilação usado desde a antiguidade, no Egito e em outros países orientais, no qual utilizam-se apenas açúcar e limão. O método é parecido com o da cera, mas apresenta, inclusive, mais vantagens as quais explicaremos mais a frente.
Atualmente, em alguns países o creme a base de açúcar já é vendido, entretanto, o preparo é tão simples que é mais conveniente prepará-lo em casa. Rapidamente aprenderemos a fazê-lo sem dificuldades, e acredite, quem aprende geralmente não quer utilizar nenhum método de depilação que seja diferente desse.
depilação com áçucar

Do que precisamos?

Os únicos ingredientes, como dito anteriormente e em melhores proporções, são:
  • 2 xícaras de açúcar;
  • O suco de 1 limão siciliano;
  • Água (necessária apenas para complementar o suco do limão caso não seja o suficiente).

Modo de preparo

1. Coloque o suco de um limão e duas xícaras de açúcar em uma panela de tamanho médio. O suco deve cobrir completamente o açúcar, caso isso não aconteça, adicione um pouco de água até cobrir tudo.
2. Esquente a mistura em fogo médio-alto, mexendo com uma colher de madeira até que o açúcar tenha se dissolvido completamente. Caso você tenha um termômetro de cozinha, mantenha a mistura até que esta atinja 115 ºC.
3. Quando começar a ferver, diminua o fogo e espere que a mistura se torne mais espessa e pegajosa, ou, maleável, de cor dourada suave, como se fosse mel, se tiver uma cor escura, possivelmente a queima do açúcar seja a causa, assim, será preciso preparar a receita novamente. Em nenhum dos casos deixaremos que ferva em fogo alto durante mais de um minuto.
4. Retire do fogo e deixe esfriar.
5. A cera de açúcar já estará pronta.
Vantagens da depilação Sugaring

Como aplicar?

Opcionalmente, é possível realizar uma esfoliação antes da depilação, mesmo que isso não seja recomendado para pessoas de pele muito sensível.
Por outro lado, para que a cera de açúcar não grude demais na pele, podemos por um pouco de talco na região que pretendemos depilar.
1. Limpe e seque bem a região que pretende depilar para que a cera não grude;
2. Lave bem as mãos e, opcionalmente, unte-as com um pouco de óleo (ou azeite). Pegue um pouco da cera e a aplique no local no sentido contrário ao crescimento do pelo. Por exemplo, se aplicamos nas pernas, como o pelo cresce de cima para baixo, a cera deve ser aplicada de baixo para cima.
3. Se a cera ficar muito espessa depois de esfriar completamente, volte a esquentá-la.
4. Reparta bem a cera para que fique uma capa fina e depois, retire-a na direção contrária, ou seja, no sentido de crescimento do pelo (se depilar as pernas será de cima para baixo).
5. Puxe um pouco a pele com a ajuda da outra mão, isso ajudará no processo.
6. A seguir, com a mesma cera que se descolar com facilidade no processo de depilação, unte em outra região e repita o processo.
7. Para finalizar, aplique um pouco de creme hidratante ou gel de babosa para amenizar irritações na pele. Se sobrarem restos de cera, lave o local com água morna.

Vantagens da depilação Sugaring

  • É econômica, afinal, só precisamos de açúcar e limão;
  • É tão duradoura quanto a depilação com ceras que encontramos no mercado;
  • É menos dolorosa;
  • Serve para pelos muito curtos;
  • É usada à temperatura ambiente;
  • Nos ajuda a eliminar células mortas da pele e potencializar sua regeneração;
  • Não contém substâncias artificiais;
  • Pode ser usada em qualquer parte do corpo.

Recomendações

  • Se você for provar esse método pela primeira vez, aplique-o primeiro em uma região pequena e onde a pele é menos sensível para descobrir se ocorrerá alguma reação entre o produto e a pele (alergias, etc.);
  • A cera de açúcar não deve estar quente, apenas morna já cumprirá com o objetivo.
Imagens oferecidas por digipam, devillibrarian e judy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário