segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Quais são os melhores laxantes naturais?


Você sabe quais alimentos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e acabar com a prisão de ventre? Tome nota a seguir e consuma-os sempre que puder.
Quais são os melhores laxantes naturais?
Se você sofre com prisão de ventre ou deseja perder peso, não pode deixar de testar estes laxantes naturais. É preciso tomar cuidado com a dose e evitar ingerir mais do que o recomendado, pois do contrário seu sistema digestivo sofrerá transtornos. Aclarado este ponto, não hesite em ler a seguinte nota sobre os melhores laxantes que a natureza nos fornece.

Alimentos que servem como laxantes

Se você consumir estes alimentos periodicamente e os adicionar a sua dieta, é provável que deixe de sentir a sensação de “inchaço” que é produzida por não poder ir ao banheiro todos os dias. Consuma estes alimentos sempre que puder:

Bananas

As bananas possuem muita fibra, por isso são um excelente laxante natural, ajudam a promover a digestão. Além disso, contam com um nutriente maravilhoso, o potássio. Se você come uma banana por dia restaurará os eletrólitos que o trato intestinal necessita. A banana contém também fruto-oligossacarídeo, um composto que forma bactérias (das boas) em seu intestino.

Maçãs

Devido aos altos níveis de pectina, as maçãs estimulam os intestinos. Também possuem fibras. Você pode comer duas ou três maçãs cruas por dia para evitar aprisão de ventre.
laxantes2

Melões

Comer melão no café da manhã é uma excelente forma de começar o dia, pois é muito fácil de digerir (quase que “não fica” no estômago, passa direto para o intestino).

Amoras

As amoras estão cheias de antioxidantes e possuem diversos tipos, um mais delicioso que o outro. Não se esqueça de somar a sua dieta os morangos, os mirtilos, as cerejas, entre outras frutas vermelhas.

Ameixas

As ameixas são o “laxante número um”, ricas em potássio, vitamina A, fibras e ferro. Oferecem bactérias benéficas para os intestinos, sendo muito boas para limpar o cólon.

Vinagre de sidra de maçã sem processar

Ajuda a melhorar a irregularidade intestinal e remove as toxinas do corpo. Contém pectina, potássio, ácido málico, ácido acético, cálcio, entre outros componentes. Recomenda-se o vinagre orgânico porque possui nutrientes vivos e não recebe nenhum tratamento adicional.

Babosa

Seguramente você não sabia que a babosa era um maravilhoso laxante. Sim, umas das plantas medicinais com mais quantidade de usos também lhe permite eliminar a prisão de ventre. A polpa contém 99% de água e o 1% restante contém pelo menos 75 nutrientes. Beba o suco de babosa todos os dias em jejum e você obterá excelentes resultados.
laxantes3

Especiarias

O gengibre, o açafrão e a pimenta-caiena ajudam a fazer a digestão e atuam como magníficos laxantes. O primeiro é consumido como chá fresco mantém regular o processo digestivo, o segundo estimula a desintoxicação do fígado e elimina os carcinógenos dos alimentos e o terceiro estimula a produção de sucos gástricos e de enzimas digestivas.

Cítricos

Principalmente as laranjas, mas também os limões e a toranja. Os cítricos possuem um grande poder de desintoxicação e ajudam a “lavar” o corpo de toxinas. A vitamina C que contém transforma as toxinas em matéria digerível para o organismo. Uma só laranja traz 15% das fibras recomendadas para um dia.

Cenouras

Assim como a maçã, a cenoura possui muita pectina, adicionando fibras no trato digestivo. As cenouras podem estimular as contrações intestinais e são desintoxicantes.

Cebolas

Graças ao seu componente chamado quercetina, as cebolas servem para eliminar os resíduos do corpo. Também contém ácido fólico, vitamina E e C, potássio e fibras.
 laxantes4

Alho

Uma pequena porção deste poderoso alimento trará selênio e alicina, que ajudam a limpar o fígado, lavando as toxinas. Adicione alho cru às suas preparações para também evitar o câncer de estômago.

Brócolis e couve-flor

Ambos vegetais incrementam a quantidade de glucosinolatos de seu corpo, assim o fígado produz mais enzimas que logo expulsam as toxinas. Ajudam a ir ao banheiro com naturalidade. No mesmo grupo podemos colocar o repolho que, por sua vez, amolece as fezes durante os movimentos intestinais.

Tomates

São laxantes estupendos, com muita quantidade de vitaminas A, C e K. Os tomates trazem 10% das fibras diárias que o corpo necessita e possui licopeno, um antioxidante que protege do câncer de cólon.
laxantes5

Óleos ômega-3

Estão presentes nas sementes de linhaça, no azeite de oliva, no abacate ou de cânhamo. Servem para eliminar as toxinas e ajudam a lubrificar as paredes do intestino, para que seja mais simples a evacuação.

Vegetais de folhas verdes

Neste grupo encontram-se a acelga, o espinafre, a chicória, a rúcula, entre outras. São excelentes laxantes naturais, já que contêm fibras, magnésio, ácido fólico, cálcio e vitaminas C e K, elementos que ajudam a digestão. Estes vegetais aumentam a secreção de bile, o que permite remover os resíduos do sangue e dos órgãos.

Óleo de coco

Melhora a digestão e a função dos intestinos, alivia os sintomas ocasionados pelashemorroidas, reduzindo a inflamação e reparando os tecidos. O melhor é o extra-virgem, sem ser processado e cru.

Abacate

Está cheio de nutrientes como o potássio, ácido fólico e a vitamina K. Comendo um abacate por dia você obterá 30% das fibras que seu corpo necessita. Além disso, ele traz magnésio e luteína que ajudam a melhorar a absorção dos nutrientes de outros alimentos.

Sementes

As sementes cruas em sua dieta ajudarão a digerir melhor a comida. Podem ser de linhaça, de Chia, de abóbora, de girassol etc. Estas sementes contêm muitas fibras, zinco, proteínas e vitamina E. Também podemos adicionar a este grupo as nozes, as amêndoas e pinhão.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Imagens cortesia de Sean MacEntee, Studio Tdes, Olga Berrios, Daniel R. Blume, Jinax e Larry Jacobsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário