sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Teste com oito cadeirinhas mostra falhas em todos os modelos


 Postado por: Anacley Souza / 20:08h
Testes com 8 modelos de cadeirinhas de transporte infantil apontaram que a qualidade dos produtos disponíveis no Brasil não passa de "aceitável", de acordo com a avaliação da associação de consumidores Proteste. "Nenhuma cadeirinha recebeu nota máxima nas avaliações de impactos lateral e frontal, e todas têm falhas nas informações para a correta instalação no veículo", afirmou a entidade. Nas simulações, o impacto frontal foi equivalente à desaceleração de um veículo a 64 km/h e no impacto lateral a 28 km/h. Os testes consideraram itens como deslocamento e aceleração da cabeça, cargas no pescoço e aceleração do tórax da criança. Vale lembrar que o teste não é o mesmo daquele utilizado pelo Inmetro para homologação dos produtos. Mesmo com as falhas, a Proteste lembra que "é importante que as crianças sejam levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso". O bebê-conforto é adequado para recém-nascidos e crianças com 13 kg. As poltronas reversíveis (multiuso) permitem transportar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 25 kg.
Obrigatória por lei
A cadeirinha, o bebê conforto ou o assento elevado são obrigatórios para o transporte de crianças de até 7 anos e meio em veículos de passeio, exceto transporte coletivo, carros de aluguel, táxis, transporte escolar e demais veículos com peso bruto superior a 3,5 toneladas. O tipo de dispositivo de segurança depende da idade e do peso da crianças: o bebê conforto é indicado para as que têm até 1 ano (ou 13 kg); a cadeirinha, para as de 1 ano a 4 anos (de 9 kg a 18 kg); e o assento elevado, para as de 4 a 7 anos e meio (18 kg a 36 kg). Crianças maiores de 7 anos e meio até 10 anos podem ser transportadas apenas com o cinto de segurança, no banco de trás. O descumprimento da lei é passível de multa de R$ 191,54, além de 7 pontos na carteira.

Um comentário:

  1. É importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso das criança e que se adaptem devidamente ao veículo. Mas, como podemos saber se realmente são seguras, já que o INMETRO tem a sua teoria diferente diante da pratica dos estudos ? já que a legislação nos obriga a instalar o bebe conforto, por que não fiscalizar para melhor instalação do equipamento ? cabe as empresas certificar-se do material que esta expondo ao seu consumidor e que seja legível como consta a lei, assim como a sua proteção.

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