sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

“DEMORA EM OBRA DE TUBULAÇÃO NO PROJETO GORUTUBA CAUSA DESPERDÍCIO DE ÁGUA”, DISSE JOSÉ APARECIDO


Foto Faemg
Reunião na Faemg em que foi criada a Comissão Técnica de Fruticultura e ocasião que José Aparecido Mendes chamou a atenção sobre a demora na obra de tubulação do projeto Gorutuba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, foi taxativo em seu posicionamento nas reuniões que participou esta semana na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte. Ele defendeu por mais atenção nas políticas de incentivo à produção de alimentos e na preservação dos recursos hídricos.
Entre segunda-feira, dia 28, e quarta-feira, 30 de novembro, José Aparecido esteve reunido com diretores da Faemg, entidade da qual é diretor. Na segunda-feira, ele se fez presente na solenidade de instituição da Comissão Técnica Estadual da Fruticultura Mineira. Integrante dessa comissão, José Aparecido chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos produtores de frutas de Janaúba e de Nova Porteirinha, sobretudo na fruticultura irrigada.
“Temos problemas sérios, como a necessidade de troca da tubulação dos canais de irrigação do projeto Gorutuba, em Janaúba, que são muito antigos, estão danificados e desperdiçando água. Além do alto custo da energia, os financiamentos e a liberação de outorgas ambientais. Para desembolar tudo isso, precisamos estar unidos. Nada podemos resolver sozinhos”, declarou José Aparecido. A obra da tubulação é de responsabilidade do governo federal, via Codevasf, e há mais de cinco anos é reivindicada pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e outras entidades.
Além do presidente do Sindicato Rural de Janaúba, a reunião foi prestigiada por Vicente de Paula, diretor da Associação dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e membro da comissão técnica, e por Dalton Londe Franco Filho, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba, que foi escolhido para presidir a Comissão Técnica de Fruticultura.
FALTAM ÁGUA E PASTAGEM
Ainda na capital mineira, José Aparecido, que também é presidente da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Jequitinhonha (Aspronorte), agregando mais de 40 entidades com abrangência em 78 municípios e representando mais de 82 mil produtores, participou da assembleia ordinária da Faemg para o planejamento 2017.
Na condição de integrante da Comissão Técnica Estadual de Pecuária de Corte da Faemg, o presidente do Sindicato Rural de Janaúba analisou as diretrizes e metas a serem desenvolvidas objetivando a sustentabilidade e o sucesso da pecuária de corte mineira, principalmente o estímulo aos pecuaristas do Norte de Minas, região onde tem sido registrada a perda de mais de 50% dos rebanhos, cenário desanimador diante da degradação das pastagens e a falta d’água. Ao avaliar o trabalho dessa comissão, José Aparecido disse que “sua atuação é fundamental num estado que tem o segundo maior rebanho do país, com cerca de 23 milhões cabeças. ‘Precisamos, urgentemente, buscar linhas de crédito para que o produtor adquira matrizes a fim de recompor seus rebanhos”. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba com Faemg*)

Nenhum comentário:

Postar um comentário