quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Um Admirável Mundo Novo

brave-new-world

 “E esse – interveio sentenciosamente o Diretor – é o segredo da felicidade e da virtude: amarmos o que somos obrigados a fazer. Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar.”
brave-new-world
Em 1932 foi publicado Admirável Mundo Novo (Brave New World), uma distopia escrita por Aldous Huxley, no entanto, sua importância para a literatura foi tamanha que até hoje é visto como um dos livros essenciais em todas as prateleiras.
O leitor adentra a história conhecendo o Centro de Incubação e Condicionamento de Londres Central, onde os indivíduos dessa nova sociedade são produzidos e condicionados por meio de gravações. Com uma visão muito limpa são apresentadas as incubadoras, onde cada feto recebe instruções e as memorizam inconscientemente. O ódio aos livros e a natureza é incitado; o conceito de família e união é algo que deve ser repelido; a promiscuidade é incentivada entre as crianças.
Os anos são contados a partir de Henry Ford e cada criança é estimulada de acordo com sua casta (que varia entre Ípsilon até Alfa mais mais), como maneira de evitar um sofrimento devido a posição social e contentem-se em servir ao governo da maneira que lhes fora designada. Todos são obrigados a tomar uma quantidade mínima de uma droga chamada Soma, buscando evitar sentimentos como solidão ou tristeza.
Bernard Marx é um Alfa mais que se destaca, mas não de forma positiva, durante o período de incubação recebera álcool em seu pseudosangue, fazendo com que sua fisionomia fosse próxima a de um Delta, consequentemente, via seu mundo de forma diferente e passava grande parte de seu tempo sozinho.
Em uma de suas férias resolve observar a reserva de Malpaís, onde encontraria os selvagens: seres humanos que viviam juntos, formavam casais, pariam seus próprios filhos, possuíam religiões e cultos e principalmente, envelheciam.
Bernard voa com Lenina Crowne, uma Beta mais funcionaria do Centro de Incubação, até esta reserva, onde encontra Linda John (Selvagem): Linda possuía as mesmas origens que Marx, porém ao engravidar de John fora largada na selva, onde foi salva pelos selvagens
Admirável Mundo Novo é uma das distopias mais famosas, junto à 1984 e Fahrenheit 451, pois Huxley trabalha com maestria cada detalhe de seu texto. Muitas vezes o nome Ford é trocado por Freud; as frases de condicionamento são repetidas de forma subconsciente também para o leitor; a estrutura da sociedade é semelhante a ue um governo totalitário estabeleceria, tornando-se invisível aos moradores; algumas falas do personagem John são citações de Sheakspeare; a idolatração à Ford utiliza frases comuns de teor religioso ligeiramente alteradas.
Com um princípio antropológico, a leitura deste livro pode facilmente se expandir até a atualidade. Huxley cria um mundo aterrorizante onde os indivíduos  são impossibilitados de serem infelizes e não possuem uma consciência maior sobre o mundo que os cerca.
Admirável Mundo Novo é um livro fundamental, mostra a forma como um sistema pode ser corrompido, mostrando que a liberdade nunca será plena, pois nas entrelinhas haverá algo decidindo o que será importo para a sociedade.
cellular-polarity-poster
Aldoux Huxley nasceu em 1894 na Inglaterra. Cursou medicina e em Oxford teve seus primeiros contatos com a literatura. Em 1937 foi para Los Angeles. Sua morte coincide com o falecimento de C.S Lewis e o assassinato de John F. Kennedy em 22 de novembro de 1963.
A adaptação para o cinema foi ao ar em 1998, com a direção de Leslie Libman e Larry Willians. A novidade é que, segundo o site The Hollywood Reporter, o livro será adaptado como série, produzido pelo estúdio de Steven Spielberg e exibido no canal SyFy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário