quarta-feira, 24 de maio de 2017

Blitz educativa orienta sobre segurança no trânsito em Montalvânia

Resultado de imagem para blitz educativa

Blitz educativa orienta sobre segurança no trânsito em Montalvânia


Será realizada nesta quinta-feira, dia 25/05, a partir das 07 horas, uma blitz educativa na BR-135/BA/MG, no trevo de acesso ao município de Montalvânia. A atividade será realizada dentro da programação do movimento Maio Amarelo e tem o objetivo de orientar os motoristas sobre a importância de assumir determinados comportamentos no trânsito, como por exemplo, usar cinto de segurança, não utilizar o celular enquanto dirigir, respeitar o limite de velocidade, entre outras ações simples, mas que salvam vidas.
A blitz será realizada pela equipe que realiza a Gestão Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-135 BA/MG, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual de Minas Gerais. Durante duas horas serão distribuídos panfletos e lixocars para os participantes, que também vão receber orientações sobre segurança no trânsito.
Em 2017 o tema do Maio Amarelo é “A responsabilidade de cada um na hora de dirigir”, ou seja, o motorista pode escolher ingerir bebidas alcoólicas ou não antes de pegar o volante. Ele pode decidir não utilizar o celular enquanto dirige ou pode escolher respeitar ou não o limite de velocidade, por exemplo.
Durante todo o mês serão realizadas várias ações, como palestras, ações educativas, distribuição de folhetos, em várias cidades do Brasil, organizadas pelo poder público, empresas, e entidades da sociedade civil,
De acordo com o movimento Maio Amarelo, no mundo inteiro são perdidas três mil vidas por dia nas estradas por causa de acidentes, sendo a nona maior causa de mortes no mundo. Além disso, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

Entre as principais causas de acidentes no trânsito estão dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Gestão Ambiental
Para diminuir os possíveis impactos causados pela implantação e revitalização da BR-135/BA/MG, entre São Desidério/BA e Manga/MG, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), firmaram em 2015, um Termo de Cooperação para a regularização do licenciamento ambiental da rodovia.

Durante as obras, a UFPR/ITTI fará a Gestão Ambiental do empreendimento, realizando e supervisionando ações que reduzam danos que eventualmente poderão ser causados à natureza e as pessoas, entre elas os programas de Educação Ambiental (PEA) e o de Comunicação Social (PCS), que trabalham ativamente com a comunidade.

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário