domingo, 21 de maio de 2017

COMAVE CORRE CONTRA O TEMPO E GARANTE ÊXITO NO TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

Na manhã deste sábado, a tripulação do Pégasus 12 🛩 (Maj Rigotti e Cmt Hélio) apoiou a equipe do MG Transplantes na captação e translado de um coração e um fígado. A aeronave partiu às 09 horas do Aeroporto da Pampulha com destino a Uberlândia e posteriormente retornou a Belo Horizonte.
Após a chegada em SBBH (designativo aeronáutico do Aeroporto da Pampulha), a tripulação do Pégasus 07 🚁 (Maj Vander e Cap Vilas Boas) removeu a equipe médica e os órgãos até o 12º Batalhão de Infantaria.
A urgência na operação se deu em virtude de um transplante de coração ser uma verdadeira corrida contra o tempo, uma vez que o órgão permanece saudável por apenas 180 (cento e oitenta) minutos após a sua retirada.
No intervalo citado, o paciente receptor permanece com o tórax aberto, em condições de ser transplantado imediatamente. O receptor corre risco exponencial em função do tempo de sofrer isquemia. A vida do paciente está em jogo, pois não existe a possibilidade de se colocar novamente o órgão antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário