quarta-feira, 24 de maio de 2017

Governo utilizará 1,5 mil militares para cumprir decreto de Temer, informa Defesa Após distúrbios e depredações na Esplanada dos Ministérios durante protesto contra o governo, presidente assinou decreto que autorizou uso das Forças Armadas para garantir segurança.

Militares do Exército monitoram via na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Yasmim Perna/G1)




O Ministério da Defesa informou nesta quarta-feira (24) que serão empregados 1,5 mil militares para cumprimento do decreto de garantia da lei e da ordem no Distrito Federal – 1,3 mil do Exército e 200 fuzileiros navais.
Todos os homens são de unidades militares de Brasília, informou a assessoria do ministério.
De acordo com o governo, o decreto será revogado quando se considerar que a ordem estiver restabelecida.
O uso das Forças Armadas para a chamada garantia da lei e da ordem (GLO) foi autorizado por Temer após milhares de manifestantes ocuparem a Esplanada dos Ministérios para pedir a saída dele do governo. O protesto terminou com 7 presos, 49 feridos e prédios públicos queimados e depredados.
Ao anunciar a assinatura do decreto por Temer que autoriza o uso das Forças Armadas, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que a decisão era motivada por pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Nesta quarta, Maia disse que pediu ao presidente Michel Temer o emprego da Força Nacional – e não das Forças Armadas.
De acordo com a assessoria do Ministério da Defesa, não há efetivo suficiente de agentes da Força Nacional que pudesse ajudar a controlar a manifestação em Brasília.
Por isso, segundo o ministério, a solicitação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não pode ser atendida. A solução, diante da falta de condições da PM do Distrito Federal para manter o controle da situação, foi convocar os militares.

Por Gustavo Aguiar, G1, Brasília
http://g1.globo.com/politica/noticia/governo-utilizara-15-mil-militares-para-cumprir-decreto-de-temer-informa-defesa.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário