sexta-feira, 12 de maio de 2017

Janaúba MG. BARRAGEM BICO DA PEDRA TEM MENOS DE 18% DE SUA CAPACIDADE NO MOMENTO

Resultado de imagem para barragem bico da pedra
Com altas temperaturas e o sol escaldante, foi assim o começo do mês de maio. Tempo bastante atípico pela estação, porém, velho conhecido dos norte mineiros. Mediante isso o consumo de água e a evaporação se tornam mais acentuados, culminando com uma maior diminuição do volume armazenado no reservatório da Barragem do Bico da Pedra.

A estimativa é que a barragem esteja com menos de 18% de sua capacidade no momento, o que leva a entender que estamos chegando ao ponto da paralisação da irrigação que precisa acontecer partir de 12%, onde a prioridade é para o consumo humano. Paralisando todo tipo de captação para outros fins, inclusive para o agronegócio e agricultura familiar.

Diante dessa situação, e das manobras realizadas por gestores nos últimos tempos, inclusive com a possível mudança do nível do chamado “Volume Morto”, um fator chamou a atenção da reportagem da Rádio Onda Norte. A partir da divulgação da tentativa dessa alteração, o DIG-Distrito de Irrigação do Gorutuba, parou de atualizar a página com o nível diário da represa. Aúltima atualização consta de 19 de abril onde marcava 537,45 metros.

Analisando as medições do Distrito nessa ocasião pode se observar que o lago perdia em média 10 centímetros a cada dois dias, o que leva a imaginar que o volume hoje 12 de maio, 23 dias depois da última atualização deve estar em 536,90 metros, portanto 1,90 acima do “volume morto” onde é necessário a prioridade ao consumo humano. Em 3 de Janeiro de 2016 a barragem atingiu esse nível porém choveu bastante nos dias que se seguiram recuperando o nível do lago, o que parece pouco provável de acontecer agora em curto espaço de tempo. 
Vale ressaltar que esse problema pode ser maior que o que se pode imaginar devido ao assoreamento do lago que a faz perder capacidade a cada ano que se passa. Talvez o volume de água existente na barragem hoje seja muito menor do que o "supostamente" divulgado. Se caso isso for confirmado, o abastecimento humano poderá estar comprometido. 

(Ivo Júnior)

http://www.radioondanortefm.com.br/Noticia?id=96268&item=BARRAGEM-BICO-DA-PEDRA-TEM-MENOS-DE-18%25-DE-SUA-CAPACIDADE-NO-MOMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário