sexta-feira, 19 de maio de 2017

Reabertura de balneário de águas termais anima comércio em Montezuma Há cinco anos espaço de lazer estava fechado; comerciantes já comemoram aumento de mais de 50% nas vendas.

Balneário de Montezuma já recebeu mais de 2 mil pessoas em três semanas (Foto: Balneário de Montezuma/Divulgação)

Balneário de Montezuma já recebeu mais de 2 mil pessoas em três semanas (Foto: Balneário de Montezuma/Divulgação)

Há pouco menos de um mês, o Balneário de Águas Termais de Montezuma foi reaberto. O espaço de lazer, após cinco anos de portões trancados, voltou a receber turistas de toda região do Norte de Minas. A cidade de oito mil habitantes depende do fluxo de visitantes no local para que o comércio, voltado para o turismo, cresça. Durante as três semanas de funcionamento do balneário, os setores de hotelaria e restaurantes já comemoram aumento superior a 50% nas vendas.
O Balneário de Montezuma foi interditado em julho de 2012 pela Prefeitura da época. O objetivo era realizar uma reforma, que durou cerca de dois anos, segundo moradores da cidade. Apesar do espaço pronto, só em 2017 a visitação foi liberada.
“Criamos a Empresa Municipal de Turismo de Montezuma (Emutum), para que o gerenciamento do balneário seja feito independente da prefeitura. O gestor coordena todas as ações e tem funcionários que não são servidores da prefeitura. Isso vai garantir uma independência e crescimento do local, uma vez que os lucros deverão retornar como investimentos. Além disso, elaboramos um plano de gestão, conseguimos alvará de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros e elaboramos um regimento interno”, explica o prefeito da cidade, Fabiano Costa Soares.
De acordo com o prefeito, 50 empregos diretos foram gerados com a reabertura do balneário. Cerca de 2.300 pessoas passaram pelo local em cerca de três semanas após a reabertura. Fabiano acredita que com o aquecimento do comércio, a economia da cidade deve se transformar.
“Melhorou muito o movimento da cidade. Além dos empregos indiretos, 50 pessoas foram contratadas. No primeiro fim de semana, os quatro hotéis da cidade estavam lotados. Este é o objetivo, conseguir fazer a economia se aquecer para gerar ainda mais empregos”, afirma.
Maristane Vieira é comerciante há mais de 20 anos em Montezuma e tem um restaurante localizado a 50 metros do balneário. Para ela, o período de interdição do espaço de lazer foi o maior desafio do empreendimento.
Restaurante localizado a poucos metros do balneário comemora aumento de lucros (Foto: Maristane Vieira/Arquivo Pessoal)Restaurante localizado a poucos metros do balneário comemora aumento de lucros (Foto: Maristane Vieira/Arquivo Pessoal)
Restaurante localizado a poucos metros do balneário comemora aumento de lucros (Foto: Maristane Vieira/Arquivo Pessoal)
“Nós pensamos até em desistir. Nunca teve uma fase tão ruim como aquela. Decidimos ficar e resistimos. Graças a Deus agora a expectativa é a melhor possível. O movimento já dobrou nos finais de semana. As pessoas têm ligado, turmas grandes reservando lugar. Estamos nos preparando para receber o maior número de pessoas possível, investindo em estrutura para atender bem os turistas”, conta a comerciante.
Os hotéis da cidade têm ainda mais motivos para comemorar. Florisvaldo Cordeiro de Sá tem um empreendimento na cidade com 45 apartamentos. Segundo ele, o aumento registrado é de mais de 80%.
“Durante os três finais de semana após a abertura estivemos lotados. Posso dizer que melhorou quase 100%. Nos meses anteriores, eu tinha uma média de 30 diárias por mês. É possível que tenhamos, depois da inauguração, mais de 150. É a oportunidade até de reajustarmos o valor das diárias, o que não fazíamos há muito tempo”, comenta.
http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/reabertura-de-balneario-de-aguas-termais-anima-comercio-em-montezuma.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário