quinta-feira, 11 de maio de 2017

Saída temporária vai beneficiar 1.190 presos em Minas no Dia das Mães - A saída temporária é concedida pela Justiça aos presos condenados que cumprem pena no regime semiaberto e permite que eles saiam da prisão por até sete dias, cinco vezes ao ano

Resultado de imagem para Saída temporária vai beneficiar 1.190 presos em Minas no Dia das Mães

Cerca de 1.190 presos condenados que cumprem pena em regime semiaberto em presídios de todo o Estado serão beneficiados pela saída temporária no próximo domingo (10), Dia das Mães, segundo informação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).o que tenham cumprido 
pelo menos 1/6 (réus primários) ou 1/4 da pena (reincidentes) e apresentem bom comportamento. A saída temporária é concedida pela Justiça e permite que o preso saia da unidade onde cumpre pena por até sete dias, cinco vezes ao ano.
De acordo com Adilson Rocha, conselheiro da OAB Minas e presidente da Coordenação Nacional de Acompanhamento do Sistema Prisional, as datas das saídas são definidas pelo juiz. “Eles marcam de acordo com o interesse do preso e a condição do estabelecimento prisional de liberá-lo”, explica o advogado. Segundo ele, as datas em que a saída de presos é maior são o Dia das Mães e o Natal. Se o juiz entender que é necessário, o detento poderá ser monitorado por equipamento eletrônico.
Rocha diz que o índice de presos que não retornam às unidades no prazo estabelecido é pequeno. “Atualmente, 97% voltam no dia determinado, mais de 2% volta pouco depois, e um ou outro não retorna. O percentual de evasão é tão pequeno que não pode ser utilizado como premissa para prejudicar àqueles que recebem o benefício”, afirmou. 
Para sair, além do bom comportamento, a Lei de Execução Penal prevê que o preso deve fornecer o endereço de onde poderá ser encontrado e voltar para casa no período noturno. Assim, ele fica proibido de frequentar bares, casas noturnas ou qualquer outro estabelecimento do tipo. No caso dos detentos que têm família no interior, é preciso pedir autorização para viajar.
Corrente no WhatsApp
Na última semana, uma mensagem que circulou no WhatsApp trouxe um alerta sobre a saída de 37 mil presos das cadeias do Estado, em virtude do “indulto do Dia das Mães”. Além da diferença no número, muito superior ao oficializado pela Seds, o texto traz um erro ao usar a palavra indulto para se referir à saída temporária.
Segundo Adilson Rocha, os benefícios são completamente diferentes. “O indulto é o perdão do resto da pena a cumprir. Uma vez indultado, o cidadão sai do sistema prisional e não retorna mais”, explicou. Já no caso da saída temporária, ele deve retornar depois de sete dias.
http://www.otempo.com.br/cidades/sa%C3%ADda-tempor%C3%A1ria-vai-beneficiar-1-190-presos-em-minas-no-dia-das-m%C3%A3es-1.1036015

Nenhum comentário:

Postar um comentário