terça-feira, 16 de maio de 2017

UHE Baguari promove reunião para propor a formação do conselho que irá gerir o plano ambiental de conservação e de uso do entorno do reservatório artificial

UHE Baguari promove reunião para propor a formação do conselho que irá gerir
o plano ambiental de conservação e de uso do entorno do reservatório artificial

O Consórcio UHE Baguari (CBG) vai promover, no próximo dia 18 de maio, quinta-feira, uma reunião na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Governador Valadares, para propor a formação do Conselho que irá gerir o Plano Ambiental de Conservação de Uso do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA). O conselho terá como objetivo gerenciar o cumprimento das diretrizes definidas pelo Pacuera e será composto por representantes do poder público e de entidades da sociedade civil atuantes no entorno do reservatório da UHE Baguari, abrangendo os municípios de Alpercata, Fernandes Tourinho, Governador Valadares, Iapu, Periquito e Sobrália. O encontro será aberto ao público.

O Pacuera da UHE Baguari foi aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental do Leste de Minas (COPAM - LM) em 22 de junho de 2015, e contém propostas que visam ordenar e garantir o uso correto da área de entorno do reservatório, bem como garantir a conservação da Área de Preservação Permanente (APP) e do meio ambiente. Por conta disso, para representar a sociedade e garantir o cumprimento do plano participarão do conselho representantes de organizações não governamentais, empresas e órgãos municipais e estaduais voltados para a defesa do meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico com ênfase em turismo.

O CBG encaminhou a várias instituições convites para compor o Conselho do Plano Ambiental de Baguari (COPLAB).

Sobre a UHE Baguari
A Usina Hidrelétrica Baguari foi construída no leito do Rio Doce e iniciou suas operações em 2009. A usina possui capacidade de geração de 140MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 450 mil habitantes. O Consórcio UHE Baguari, responsável pelo projeto e construção da UHE Baguari, é constituído pela sociedade entre Baguari I (51%), controlada integralmente pelo Grupo Neoenergia, e a Baguari Energia (49%), composta pela Cemig Geração e Transmissão (34%) e a Furnas (15%). 


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
                                            
Mariana Wirtzbiki Aoad
(21) 3235 9879 / (21) 99964 7681


Nenhum comentário:

Postar um comentário