quarta-feira, 21 de junho de 2017

FUNCIONÁRIOS DOS HOSPITAIS DE JANAÚBA PROTESTAM E PEDEM RESPEITO E SALÁRIOS DIGNOS


Fotos Oliveira Júnior


Com apoio de colegas do Hospital Regional, funcionários do Hospital e Maternidade da Fundajan protestam na área comercial e na Câmara Municipal de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “Saúde não é mercadoria, nosso trabalho é todo dia”. Essa declaração foi citada pelos funcionários dos dois hospitais de Janaúba durante manifesto na noite dessa segunda-feira, dia 19 de junho, diante da precariedade no sistema hospitalar desta cidade e responsável pelo atendimento de paciente de várias cidades do Norte de Minas e até do estado da Bahia.
Indignados com os constantes atrasos no pagamento salarial, salários defasados e perca de algumas vantagens, caso do adicional de insalubridade, os profissionais foram às ruas protestar e clamar por solução imediata, pois ao invés da reposição do salário eles tiveram foi a diminuição dos vencimentos.
Funcionários do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, mantido pela Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan), entidade filantrópica, queixam da falta de recebimento da gratificação natalina (13º salário), fim do adicional de insalubridade, baixa remuneração (alguns recebem menos que o salário mínimo, após os descontos) e sem perspectiva de melhoria.
No Hospital Regional, mantido pela Fundação Hospitalar de Janaúba, entidade pública, a situação não difere. Desde o ano passado não há data certa para pagamento, os salários estão achatados – sendo o menor da região – os profissionais que lidam em área de risco perderam ou tiveram redução no adicional de insalubridade. A categoria aguarda para o dia 27 deste mês a reunião em que a diretoria do HR se posicionará perante às reivindicações dos prestadores de serviços do maior hospital da região da Serra Geral de Minas.

Os servidores do Hospital Regional já articulam uma possível paralisação das atividades nos próximos dias. Há previsão da jornada de trabalho ser recuada de 12h para 6h nesse período de insatisfação e também que a greve atinja 70% das atividades desse hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário