quarta-feira, 14 de junho de 2017

Janaúba: Exposição tem guerra entre prefeitura e sindicato


No destaque, José Aparecido e Carlos Isaildon,
em reunião da segurança pública (Foto: Girleno Alencar)

(Por Girleno Alencar) A Exposição Agropecuária de Janaúba somente foi iniciada na sexta-feira, dia 2 de junho, graças a uma liminar concedida pelo juiz Eriton José Santana Magalhães, que acatou ação movida pelo Sindicato Rural, depois que a Prefeitura se recusou a conceder o alvará de funcionamento e, ainda, ameaçou cobrar o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) de todos os empreendimentos em funcionamento. O argumento é que o Sindicato Rural tem dívida de aproximadamente R$1,2 milhão com os impostos das exposições anteriores. A quebra de braço agitou os bastidores entre a Prefeitura e o Sindicato Rural, cujos líderes Carlos Isaildon e José Aparecido Mendes foram adversários na eleição municipal do ano passado.

A origem de todo problema é uma dívida lançada pela Prefeitura de Janaúba contra o Sindicato. O lançamento foi realizado por um fiscal municipal e, na época, gerou muita polêmica na cidade. O então prefeito Yuji Yamada mandou cancelar a referida cobrança e até forneceu um nada consta ao Sindicato Rural. Porém, desde que tomou posse o prefeito Carlos Isaildon Mendes decidiu anular o ato do seu antecessor e mandou cobrar a dívida do Sindicato Rural. O curioso é que o prefeito Carlos Isaildon é um dos associados do Sindicato Rural e se tiver de ser feito o pagamento ele terá que participar do rateio.

Para receber os patrocínios oficiais da Exposição Agropecuária, o Sindicato Rural tinha de apresentar as certidões negativas e por isso fez o requerimento, pois tinha de receber as verbas do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e do Sebrae. Acabou perdendo essas verbas. Para recompor o prejuízo, o presidente José Aparecido Mendes teve de fazer vários cortes, como em publicidade. Porém, na sexta-feira, dia 2 de junho, com o risco da Prefeitura não fornecer o alvará de funcionamento, o presidente José Aparecido teve de entrar com pedido de liminar na Justiça, que acatou o pedido.

A consequência dessa situação é que o prefeito Carlos Isaildon Mendes compareceu à solenidade de abertura e compôs a mesa de honra, mas sem direito a qualquer palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário