terça-feira, 6 de junho de 2017

SELO UNESCO DO PERUAÇU MOBILIZA JANUÁRIA


Audiência pública é etapa da campanha pelo reconhecimento da unidade de conservação como patrimônio mundial

A beleza da Gruta do Janelão: uma das atrações que se pretende abrir para a visitação pública 
A possibilidade de reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como patrimônio da humanidade será debatida pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (8). A audiência, que acontece no auditório da 17ª superintendência regional de Ensino em Januária atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Paulo Guedes (PT).
A área do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu se espalha por três municípios do extremo Norte de Minas. Januária, Itacarambi e São João das Missões cedem parte do seu território para abrigar os limites do parque, que conta ainda com importante sítio arqueológico parcialmente destruído pela ação humana antes mesmo de ser mapeado em todo o seu acervo.
A expectativa dos organizadores da audiência é de que o selo da Unesco para Peruaçu fortaleça o potencial do turismo ecológico do Norte de Minas. Curiosamente, uma das reclamações das lideranças na região é de que o parque é mais conhecido por pesquisadores, inclusive do exterior, mas ainda não é muito visitado por turistas, embora obras recentes tenham incrementado sua infraestrutura, com trilhas, sinalização e centro de visitantes.
“Este reconhecimento vai projetar a região no cenário turístico mundial, promovendo o desenvolvimento dos municípios em inúmeros aspectos”, diz o deputado Paulo Guedes. O parlamentar é um dos entusiastas campanha, lançada em março último, em prol do reconhecimento da Unesco, com o envolvimento de entidades nacionais e internacionais.
O slogan da campanha é “Peruaçu Patrimônio da Humanidade – Eu apoio!”. A ideia é realizar várias ações de divulgação com o objetivo de dar visibilidade à candidatura. O logotipo da campanha traz um triângulo estilizado representando o Estado de Minas Gerais, desenhos de pinturas rupestres e a frase “Sou do Mundo. Estou em Minas Gerais”, em alusão à música “Para Lennon e McCartney”, de Milton Nascimento.
O parque
Importante pelo conjunto do seu patrimônio geológico, arqueológico e da biodiversidade, o parque foi criado pela União em 1999, mas somente abriu aos turistas no ano passado, sob supervisão do ICMBio. Mas, nos últimos anos, recebeu expedições de pesquisadores do mundo todo, interessados sobretudo nas 144 cavernas já catalogadas em seus mais de 56 mil hectares.
A maior atração é a Gruta do Janelão, que leva esse nome em virtude do grande buraco no teto do maior de seus salões, a Dolina dos Macacos. No seu interior há ainda a Perna da Bailarina, considerada por especialistas a maior estalactite do mundo, com 28 metros.
Próximo à entrada da Gruta do Janelão está outra grande atração do parque, a Lapa do Boquete, um dos mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres que compõem o acervo dessa unidade de conservação. O nome faz referência a uma das pinturas na rocha, que simbolizam um ato sexual entre os primeiros habitantes das Américas, evidências humanas que remontam a 11 mil anos.

http://www.luisclaudioguedes.com.br/index.php/245-destaques/4908-januaria-tem-encontro-pelo-selo-unesco-para-peruacu

Nenhum comentário:

Postar um comentário