sábado, 24 de junho de 2017

TERMO DE COMPROMISSO TEM PRAZO MÁXIMO DE 120 PARA OS CONTÊINERES DA CRACOLÂNDIA


Comerciantes aceitam contêineres de atendimento a usuários da Cracolândia por no máximo 120 dias
Foi assinado um Termo de Compromisso entre a Prefeitura, a Cohab e a Associação de Moradores e comerciantes de Campos Elíseos.
Por Paula Paiva Paulo, G1 SP, São Paulo


Os comerciantes e moradores da Rua General Rondon, na região da Luz, aceitaram a abertura das unidades de atendimento a usuários da Cracolândia após a Prefeitura se comprometer que a duração neste endereço será no máximo de 120 dias.
A Prefeitura tentou instalar os contêineres na General Rondon logo após a ocupação da Praça Princesa Isabel pelos usuários. Mas, após protesto dos comerciantes, eles foram instalados no estacionamento da GCM.
O acerto se deu após três reuniões de comerciantes com o secretário municipal de Assistência e Desenvolimento Social, Filipe Sabará. A Prefeitura também se comprometeu com a segurança e a limpeza da rua. Desde o começo da instalação dos contêineres, um carro da Guarda Civil Metropolitana passa o dia no local.
Foi assinado um Termo de Compromisso entre a Prefeitura, a Cohab e a Associação de Moradores e comerciantes de Campos Elíseos. O texto diz que o compromisso é de "ocupar o imóvel municipal sito na Rua General Rondon, n 52/58, como Unidade Híbrida de Atendimento Social e de Saúde, pelo período máximo de 120 dias, a contar da data de 9 de junho de 2017".
O terreno, que tem 1641 m2, pertence à Cohab, que o cedeu pelos 120 dias. No futuro, o local abrigará um projeto de habitação popular, que prevê 133 unidades habitacionais.
O despachante Paulo José Ferreira da Silva, que está há 6 anos na rua, disse que "a preocupação é que a gente não fique sitiado". Segundo ele, a limpeza e a segurança da região melhoraram nos últimos dias. "Vamos esperar para ver como vai ficar".
Fátima Ferreira, que tem uma agência de Turismo em frente aos novos conteinêres, também disse que a preocupação é com a segurança. "A gente fecha às 18h, mas as vezes tem que fechar até mais cedo". Ela disse que a situação era pior quando a concentração de usuários era na Dino Bueno, e todas as manhãs tinha que limpar fezes e urina das calçadas.
A previsão é que os novos conteineres passem a funcionar na próxima semana. O espaço terá banheiros e 200 dormitórios para a noite.
Barracas na Alameda Cleveland
Usuários deixam Praça Princesa Isabel e retornam para antiga Cracolândia
Alameda Cleveland, o novo endereço da Cracolândia na região central de São Paulo, já tem barracas de acampar e outras formadas por lonas. Os registros foram feitos pelo Globocop na madrugada desta sexta-feira (23), dois dias após os usuários migrarem para a região, deixando a Praça Princesa Isabel, e um dia após o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, afirmar que não seria permitida a instalação de barracas.
Segundo a polícia, esse tipo de estrutura facilita a ocorrência de um feirão da droga na região. Algumas barracas chegaram a ser montadas também na Praça Princesa Isabel, e na madrugada desta sexta ainda era possível encontrar lá materiais usados pelos usuários de drogas, como cordas.
Em entrevista ao G1 na quinta-feira (22), Mágino reafirmou ainda que a Polícia Militar (PM) não determinou a retirada dos dependentes químicos do local, mas que seguirá combatendo o tráfico de crack na região, não permitindo, por exemplo, a instalação de barracas nas vias públicas.
“Nós não vamos permitir a instalação de barracas. As barracas foram aqueles instrumentos que possibilitaram a instalação do tráfico no antigo fluxo da Cracolândia e da Rua Helvétia”, comentou sobre os locais onde traficantes aproveitavam para vender droga. “Na Praça Princesa Isabel eles começaram a fazer a mesma coisa, nós fomos lá e desmontamos. Se eles fizerem a mesma coisa na Praça Júlio Prestes, nós vamos desmontar também”, disse.


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/comerciantes-aceitam-conteineres-de-atendimento-a-usuarios-da-cracolandia-por-no-maximo-120-dias.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário