domingo, 11 de junho de 2017

Varzelândia reduz casos, mas continua campeã nos casos de dengue



(Por Girleno Alencar) O município de Varzelândia reduziu de 213 para 156 a quantidade de casos suspeitos de dengue, mas continua sendo o município com a maior quantidade em Minas Gerais, conforme dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde dessa semana. A prefeita Valquíria Cardoso contesta os dados, pois afirma que essa situação já está resolvida. Ela não aceita que o município seja considerado campeão mineiro em casos suspeitos de dengue. No novo boletim, o município passou a ficar com incidência de 791,80 moradores por cada caso suspeito. Na semana passada eram 1.081,11 moradores por cada caso.

No novo boletim, o município de Riachinho, que está no Norte de Minas, ficou em segundo lugar em Minas Gerais, com 40 casos e incidência de 483,44. Ibiracatu que estava na ultima lista, dessa vez não foi citado. Em 2017, até o dia 05 de junho, foram registrados 25.353 casos prováveis de dengue e acompanha o mesmo perfil de anos não epidêmicos anteriores, onde o pico de ocorrência de casos ocorre entre as semanas epidemiológicas 14 e 17 que corresponde aos meses de março e abril.

A Vigilância Laboratorial de Zika Vírus mostra que até o momento, três sorotipos do vírus (DENV1, DENV2 e DENV3) foram identificados no Estado. Apenas oito regionais de saúde tiveram identificação do sorotipo circulante. Nenhuma regional apresentou mais de um sorotipo viral. O sorotipo DENV1 foi identificado nas regionais: Belo Horizonte, Januária, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Varginha; o sorotipo DENV2 em Uberaba e Uberlândia e o sorotipo DENV3 em Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário