sexta-feira, 7 de julho de 2017

GRAPPA palestra sobre AIDS para alunos do Ensino Médio no Colégio Sólido





Apoiadores do Grupo de apoio à prevenção e aos portadores de AIDS de Montes Claros (GRAPPA) promoveram uma série de palestras educativas para alunos do Ensino Médio do Colégio Sólido. Os encontros aconteceram na última semana do mês de junho e tiveram como objetivo possibilitar que os estudantes se informassem sobre a realidade da doença e suas consequências.
Em 25 anos de instituição, essa foi a primeira vez em que uma escola particular da região abriu as portas para receber as oficinas do GRAPPA, garante a enfermeira Núbia Carneiro Guimarães, uma das palestrantes do evento. "Nossa finalidade é esclarecer o assunto para barrar o vírus HIV, proporcionando o empoderamento à vida das pessoas. A ideia é que você é o responsável pela sua vida e é você que tem que se cuidar", explicou.
A partir de dinâmicas com os alunos, foram descritas formas de contato e de prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. "O vírus HIV abaixa a imunidade, pois destrói as células de defesa, fragilizando o corpo. Mas, muitas vezes, o preconceito é mais doloroso que a própria doença", comentou Núbia. "Não há mais a ideia de grupos de risco, mas comportamentos de risco", complementou.
Dois jovens portadores de AIDS também deram testemunho aos alunos. "Hoje, é possível ter uma vida normal com o vírus, mas os efeitos da medicação ainda são devastadores. O cuidado e a prevenção são sempre os melhores remédios. E minha missão é ajudar nessa conscientização", relatou Dario Ruas, convidado para a palestra. "O que mais dói é o preconceito, principalmente da família. Mas vale lembrar que preconceito é crime e prevê pena de um a cinco anos de prisão", destacou o jovem Márcio Santos Correia.
Projeto Social
As palestras fizeram parte do Projeto Social 2017, evento promovido todos os anos pelo Colégio Sólido juntamente aos seus alunos do Ensino Médio, sob a coordenação da psicóloga escolar Fabiana Braga. Nos anos anteriores, o projeto constou de visitas, doações e atividades desenvolvidas em instituições que atendem idosos e crianças.
"Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade. Nossa intenção é permitir que a educação transponha os muros da escola, visando uma formação humana. E foi a partir desse desejo, embasado pela problemática social que envolve hoje a realidade dos índices preocupantes de jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos contaminados pela AIDS em nossa região, que o Colégio Sólido despertou para a escolha da instituição beneficiada pelo Projeto Social deste ano, sendo ela o GRAPPA", explicou a psicóloga Fabiana Braga.
Fotos anexas: Luís Alberto Caldeira/Assessoria de Comunicação Colégio Sólido

Nenhum comentário:

Postar um comentário