quarta-feira, 12 de julho de 2017

PRESIDENTE DA ASPRONORTE E DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA, ZÉ APARECIDO, PEDE AO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL POR AJUDA AOS PRODUTORES RURAIS DO NORTE DE MINAS


Fotos divulgação
Zé Aparecido, de costa e à esquerda, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, lendo o documento reivindicatório entregue pelo presidente do Sindicato Rural de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, esteve reunido com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nessa quarta-feira, dia 5 de julho, em Montes Claros. Na ocasião, ele pediu o apoio do ministro quanto à prorrogação nas renegociações das dívidas rurais dos produtores mineiros, inclusive nos casos com débito vencido no período de 2012 a 2016.
José Aparecido Mendes, que também é presidente da Associação dos Produtores Rurais do Norte de Minas e do Jequitinhonha (Aspronorte), explicou ao ministro que nos últimos 10 anos o índice pluviométrico nessa região tem diminuído drasticamente e isso tem afetado a agropecuária, por exemplo, a perda de 80% nas pastagens e danos de 73% nas culturas do milho e sorgo, além de diminuição em 61% no rebanho bovino.
Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, mostra os documentos entregues por Zé Aparecido, do Sindicato Rural de Janaúba, e pelo prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes, ao lado do ministro.
"A maioria dos produtores rurais aqui do semiárido mineiro, área de abrangência da Sudene, está com a sua atividade inviabilizada", destaca o documento que a Aspronorte encaminhou ao Ministro da Integração Nacional especificando que essa situação direciona para um cenário preocupante, uma vez que a produção de alimentos fica comprometida o que, por si só, traz sérias consequências, por exemplo, produtores descapitalizados e endividados e ainda causa o desemprego.
TUBULAÇÃO NO PROJETO GORUTUBA
José Aparecido cobrou do ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, mais rapidez e boa vontade com relação ao reinício de obra de tubulação no projeto Gorutuba, que fica em Nova Porteirinha, e começo da segunda etapa dessa tubulação no projeto Lagoa Grande, em Janaúba.
Zé Aparecido, na primeira fila da frente, observa o pronunciamento do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.
O presidente do Sindicato Rural salienta que o serviço foi iniciado e suspenso e com isso, ocorre um grande desperdício de água, uma vez que os canais do projeto Gorutuba estão danificados e com isso corre risco de paralisar a irrigação e deixar mais de 10 mil pessoas sem emprego.
O ministro disse que já foram aplicados R$ 22 milhões e tem mais R$ 35 milhões a serem liberados, mas falta resolver um impasse entre a Codevasf e a empresa contratada e para isso, seria realizada reunião ainda nessa semana em Brasília para a retomada da obra com a maior brevidade possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário