sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Avenida Deputado Plínio Ribeiro é campeã de acidentes em Montes Claros



Fábio Marçal


O número de vítimas no trânsito brasileiro é o maior do planeta. Segundo o Levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgado pela revista Veja desta semana, os acidentes de carro são maiores que os de homicídios ou câncer, por exemplo. 
De acordo registro no seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), o País tem 31,3 vítimas fatais por 100 mil habitantes; mais que o verificado no Catar, El Salvador, Belize e Venezuela.
Apesar disso, no Norte de Minas, o número de acidentes de trânsito caiu, se comparados os anos de 2015 e 2016. Segundo o Sistema Ficha Atendimento Pre Hospitalar (SISFAPH) SAMU, houve uma queda de 23% de um ano para outro. 
Montes Claros
Em Montes Claros também ouve uma diminuição nos casos. Em 2015, foram registrados 4,310 acidentes. Já em 2016, 3525, o que representa uma diminuição de 18%. 
Neste período, a maior parte dos acidentes, que ocorreram na cidade, foi relacionado a motocicletas. Foram somados 5,353 casos nos dois anos, o que significa 67% do total de acidentes. Casos relacionados a automóveis ficam em segundo lugar, com uma incidência de 17%. Casos envolvendo bicicleta e atropelamento ficam empatados, logo em seguida, com 8%. 
“A maioria dos acidentes está ligada à imprudência, não só por parte dos condutores de veículos, mas também por conta dos pedestres. Muitos dos acidentes acontecem por falta de respeito às regras de circulação do trânsito. Também há casos de distração, pacientes que passam mal dirigindo, usam medicamentos ou bebida alcoólicas”, informa Ubiratam Lopes Correia, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Macro Norte.
Pontos de acidentes 
A Avenida Deputado Plínio Ribeiro é campeã de acidentes. Só no ano de 2016, foram registrados 169 casos no lugar. Em seguida, está a Avenida João XXIII, com 103 ocorrências. A Rua Manoel Bandeira, localizada no Planalto, obteve o menor índice, com 12 casos. 
No levantamento feito pelo SISFAPH SAMU, foram consideradas as ruas e avenidas com média de atendimento de um ou mais acidentes de trânsito por mês.
“Percebe-se que as vias onde os veículos desenvolvem alta velocidade, os danos estruturais dos veículos e, consequentemente, no corpo, são maiores. Então os acidentes mais graves acontecem em vias de trânsito rápido como avenidas, acessos, anel rodoviário e rodovias”, explica Ubiratam.
2017
Acidentes envolvendo carros, em 2017, ficam em segundo lugar, representando 19% do total. Em seguida, atropelamentos com 9%. Bicicletas ficam em último, com 8% das ocorrências registradas. 
Dados preocupantes
O maior número de acidentes, em Montes Claros, esse ano envolviam motocicletas. Até agora, houve um total de 1,102 casos. Porém, o número ainda é menor que os casos registrados nos anos anteriores. Em 2016, foram registradas 1441 ocorrências.  Em 2015, 1,857. 
Cássia Medeiros está dentro desta estatística. No dia 15 de julho, por volta das 13h, ela voltava de moto, do estágio dela. Havia uma grande fila de carros na frente atrapalhando a visibilidade. Foi quando ela deu seta, intencionando convergir à esquerda, mas, para isso, precisaria atravessar a avenida. Ela olhou rapidamente para a pista e, acreditando estar livre, fez a conversão e, foi nesse momento que veio um carro em alta velocidade e colidiu com a moto dela. 
“O impacto foi tão forte que eu cheguei a bater sob o capô, após o carro prensar meu tornozelo contra minha moto. A moto ficou destruída, foi parar bem longe. Ao chegar ao hospital, descobri que havia duas fraturas expostas no meu tornozelo e que seria necessário operar no mesmo dia. Após a colocada de placa e pinos e rápida internação, ficaria seis semanas sem pisar o pé no chão”, lembra Cássia. 
“Agora terei que passar por fisioterapia para voltar à normalidade e, tudo que penso, é em como alguns instantes podem gerar tantos impactos”, completa. 
Confira o gráfico que informa o total de casos atendidos por hora pelo SAMU, no período de janeiro a julho deste ano, em Montes Claros.  
Frota 
Confira a frota municipal de veículos da cidade de Montes Claros, de acordo o IBGE. 
Fonte: Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - 2016. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável. NOTA 2: Atribui-se a expressão dado não informado às variáveis onde os valores dos municípios não foram informados.

http://webterra.com.br/noticia/12022/avenida-deputado-plinio-ribeiro-e-campea-de-acidentes-em-montes-claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário