segunda-feira, 21 de agosto de 2017

INICIADA A OBRA QUE LEVARÁ ÁGUA TRATADA PARA MAIS DE 6 MIL PESSOAS DAS COMUNIDADES DE NOVA PORTEIRINHA


Foto Oliveira Júnior
Implantação do novo sistema de distribuição de água potável para as comunidades de Nova Porteirinha.

Empenho do prefeito Juracy favorece o fornecimento de água para a zona rural de Nova Porteirinha e também para comunidades de Janaúba e Porteirinha


Intermediado pelo deputado Tadeuzinho, obra é executada pelo Governo mineiro através da Setop, Copasa e DER e apoio da Prefeitura de Nova Porteirinha

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Teve início na semana passada (a segunda semana de agosto) a obra do sistema de distribuição de água potável para as comunidades do município de Nova Porteirinha. De acordo com o prefeito Juracy Fagundes Jácome, é um investimento de mais de R$ 1 milhão e que trará inúmeros benefícios para as moradias da zona rural.
Foto Oliveira Júnior
Juracy Fagundes, prefeito de Nova Porteirinha: água de qualidade para a população.
A implantação desse sistema de distribuição de água foi liberada pelo Governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e foi intermediado pelo deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, ao atender os apelos do prefeito Juracy e o anseio da população por uma água de melhor qualidade. Somente nas comunidades rurais de Nova Porteirinha a ação atenderá a mais de 6 mil pessoas.
Foto Oliveira Júnior
Tubulação poderá conduzir até o dobro da quantidade de água atualmente fornecida para os moradores.
São aproximadamente 10 mil metros de tubos que irá conduzir a água do reservatório instalado no centro de Janaúba, a poucos metros da cidade de Nova Porteirinha. Com apoio da Prefeitura de Nova Porteirinha, a Copasa deu início à abertura das valas e ao mesmo tempo colocando os tubos. O serviço começou nas proximidades da estação da Copasa perto da comunidade de Furado de Oliveira, neste município.
Juracy Fagundes explicou que é uma ação conjunta e também conta com a parceria do DER-MG, uma vez que a tubulação para esse sistema seguirá paralelamente à rodovia BR-122, sentido à cidade de Nova Porteirinha até a ponte velha sobre o rio Gorutuba que liga Nova Porteirinha à cidade de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Conquista do prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes, também beneficiará comunidades de Janaúba e de Porteirinha.
Na ponte velha há uma tubulação que recebe a água oriunda do reservatório situado na avenida Marechal Deodoro, em Janaúba. Desse reservatório saiu o abastecimento de água para parte da cidade de Janaúba, cidade de Nova Porteirinha e a Colonização II.
Com o novo sistema de distribuição, previsão de entrar em operação no final de setembro ou em meados de outubro, as outras comunidades de Nova Porteirinha passarão a contar essa água de qualidade. Na estação próxima ao povoado de Furado de Oliveira existe a ligação para vários lugarejos, dentre eles o Furado de Oliveira, Colonização III e Colonização Paraguaçu.
Foto Oliveira Júnior
Com empenho do deputado estadual Tadeuzinho, o novo sistema de distribuição de água tratada para comunidades de Nova Porteirinha, Janaúba e Porteirinha é implantado pela Copasa e Setop, do Governo mineiro.
O prefeito Juracy Fagundes ressalta a importância desse investimento por vários aspectos. Primeiro, entregar ao consumidor a água de qualidade e, conseqüentemente, evitar possíveis transtornos intestinais com a ingestão de água não devidamente tratada. No sistema atual, as colonizações e lugarejos adjacentes recebem água ora retirada de poço artesiano, ora do canal de irrigação e que o tratamento não apresenta a boa qualidade referente a que consumida nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Em torno de 10 mil habitantes das comunidades de Nova Porteirinha e ainda de uma comunidade de Janaúba e outra de Porteirinha serão atendidos pelo novo sistema de distribuição de água conquistado pela Prefeitura de Nova Porteirinha.
Apesar de que a implantação desse novo sistema de distribuição de água potável tenha sido pelo prefeito Juracy Fagundes e para o município de Nova Porteirinha, o benefício será intermunicipal. Além das colonizações e comunidades de Nova Porteirinha, a obra também abrangerá localidades de outros dois municípios: Janaúba e Porteirinha.
O prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes, citou que assim que entra em funcionamento, o novo sistema de distribuição de água potável fornecerá água para a zona rural de Nova Porteirinha e também atenderá o distrito de Vila Nova dos Poções, no município de Janaúba, e a comunidade do Dengoso, no município de Porteirinha. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Porteirinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário