sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Recém-nascido prematuro é transferido de helicóptero para Janaúba

Foto: PMMG / 3º BRAVE
















Um recém-nascido, prematuro, de apenas 34 semanas, foi transferido de um hospital de Salinas para Janaúba, nesta quinta-feira (10). Para o transporte seguro uma grande equipe se envolveu e cuidou dos detalhes da transferência do bebê em um helicóptero da Polícia Militar.
Toda a operação durou cerca de quatro horas e envolveu equipes da PM  e do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu).
Segundo o sargento Edmar, o transporte foi rápido.
“Foram cerca de 35 minutos, mas a demora foi porque a operação teve início com a saída da equipe do Samu de Montes Claros para Salinas às 11h30 e contou com uma série de processos que devemos seguir, como a transferência de incubadora para outra. Tudo tem que ser feito com calma, visando o bem-estar do bebê, cercando ele de todos os cuidados necessários”, completa.
O estado de saúde em que a criança foi transportada era delicado já que ela estava com complicações respiratórias. Em casos como este, o transporte aéreo é a melhor solução, já que pela fragilidade o bebê poderia não suportar as condições das rodovias.
Segundo o sargento Edmar, uma equipe capacitada fez com tudo ocorresse bem.
“Dentro da aeronave está o piloto, um tripulante militar, um médico e uma enfermeira, mas no total a equipe que participou da operação contou com dez pessoas, a mãe não pode ir na aeronave porque ela não tinha espaço e assim, ela foi de transporte terrestre, mas quem estava com a criança, sabia todos os procedimentos e tudo ocorreu bem. O recém-nascido chegou a UTI do hospital estável”, completa.
Para este tipo de transporte a aeronave é adaptada.
“A aeronave ela sai da configuração original, neste caso tiramos um dos bancos, no caso o do copiloto para ter espaço para a incubadora. Fica na aeronave sempre um médico e um enfermeiro, além dos militares”, explicou o sargento.
http://webterra.com.br/noticia/12018/recem-nascido-prematuro-e-transferido-de-helicoptero-para-janauba

Nenhum comentário:

Postar um comentário