quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ESQUERDISTAS DE NITERÓI COMO SEMPRE NA CONTRA-MÃO DA VONTADE POPULAR


Frente esquerdista lutará para manter Guarda Municipal desarmada em Niterói (RJ)

Movimentos sociais de esquerda lançam campanha contra armamento; secretário de Ordem Pública defende medida

NITERÓI - A pouco menos de um mês e meio para a consulta popular organizada pela prefeitura para decidir se a Guarda Municipal de Niterói deve ou não utilizar armamento letal, a polêmica se intensifica e começa a inflamar a cidade. A consulta está marcada para o dia 29 de outubro. Na última terça-feira, partidos de esquerda, movimentos sociais e entidades da sociedade civil lançaram a Frente Pelo Não Armamento da Guarda Municipal. O esforço é concentrado em cinco pontos que pretendem convencer o eleitor de que colocar mais armas nas ruas não vai reduzir as ocorrências de crimes e ainda pode torná-las mais violentas.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, a vereadora Talíria Petrone (PSOL) é uma das vozes que defendem o não armamento da guarda. Para ela, a medida provocará uma mudança na função da tropa.
— A tarefa principal da guarda segundo ela é proteger o patrimônio público. Nós não acreditamos que mais armas vão garantir uma sociedade mais segura. Nos últimos anos, temos visto cada vez mais armas nas ruas, e o banho de sangue não para. Além disso, é preocupante que, armada, a guarda possa aumentar a repressão contra os trabalhadores ambulantes, cujo número tende a aumentar nesse momento de crise econômica no país — afirma.
A frente deve ganhar contornos políticos ainda mais acentuados nos próximos dias: na Câmara, há movimentações para a instauração de uma frente parlamentar pelo não armamento da guarda. Para que isso aconteça, são necessárias assinaturas de sete dos 21 vereadores, o que os fará buscar apoio de parlamentares independentes e até mesmo da base de sustentação do governo Rodrigo Neves.
Embora a prefeitura tenha anunciado que, oficialmente, não se posicionará sobre a consulta popular, limitando-se à campanha institucional para convocar o eleitorado, o que deve começar no dia 29 deste mês, o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, coronel licenciado da Polícia Militar, manifestou-se favoravelmente à medida, que conta com o apoio das associações comerciais: a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município (Sindilojas-Niterói).
— Temos investido no preparo e no treinamento dos agentes. Ampliamos o efetivo da Guarda Municipal e fizemos um programa que preparou 31 homens ao longo de três meses, para que tenham um papel complementar ao da Polícia Militar. Os agentes não vão atuar na repressão de crimes como tráfico de drogas, mas a presença armada tende a inibir pequenos delitos, como roubos e furtos — afirma o secretário.
O vereador Leonardo Giordano (PCdoB) protocolou na última quarta-feira uma indicação legislativa para incluir na consulta outras dez perguntas pertinentes à cidade. Entre elas, a legalização do comércio ambulante noturno no Centro e a municipalização do Complexo Esportivo Caio Martins.
A consulta popular será realizada das 9h às 17h, em 49 pontos da cidade. O comparecimento é facultativo.


http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2017/09/frente-esquerdista-lutara-para-manter.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário