sábado, 18 de novembro de 2017

Infestação de escorpiões está ligada à higiene



Há uma semana o Webterra noticiou o caso de uma moradora de Francisco Sá que tem sofrido com diversos escorpiões na casa. Todos os dias entre dois a três bichos são encontrados desde que agentes da vigilância forçaram e abriram a fossa da casa dela. 
Nesta sexta-feira (17), os escorpiões encontrados somavam 51. 
“Hoje, os agentes da vigilância bateram remédio dentro da casa e no quintal, depois disso eu achei um e não achei mais. Um dos grandes problemas é que próximo a minha casa tem outra que está abandonada e juntava todo tipo de lixo, dava barata, rato”, comenta a dona de casa, Beatriz do Rosário Ferreira. 
Em contato com o coordenador do Centro de Controle Zoonoses de Montes Claros, Luís Osmane Barbosa, a principal causa de uma infestação de escorpiões é a higienização.
“Nós sabemos que o escorpião se alimenta de barata, onde não tem barata não tem escorpião. Então tem a ver com higiene. Mesmo com a limpeza feita em alguns lugares, a população continua a jogar lixo onde não pode e começa a proliferar baratas, em consequências escorpião. A higienização do interior da casa deve ser primordial. A do município também”, esclarece.
Dados montes-clarenses
Minas Gerais é campeão de maior número de acidentes com escorpiões. Atrás dele estão Bahia, Pará, Pernambuco e São Paulo.
De acordo com dados do Hospital Universitário, em Montes Claros, três crianças morreram por picada de escorpião, em 2016 e 2017. Além disso, os dados de atendimento tiveram um aumento em determinados meses. 
No ano de 2016, novembro foi o mês campeão de atendimentos, com 220. Logo atrás agosto, com 186 e junho e outubro com 149.
O balanço de 2017, feito até outubro, constata que nesse mês foram 201 atendimentos. Em abril tiveram 180 e agosto com 173.
Proliferação e cuidados
A chuva é a principal aliada as aparições dos escorpiões. Elas enchem as galerias de águas e eles acabam procurando novos lugares para se abrigar.
A dica é criar barreiras físicas como telas nos ralos, rodo de vedação nas portas, protetor em tomadas, além disso, manter a higienização da casa. Não deixar acumular lixo, louças sujas. Em caso de picada do bicho, o Hospital Universitário é referência no atendimento.
http://webterra.com.br/noticia/13437/infestacao-de-escorpioes-esta-ligada-a-higiene

Nenhum comentário:

Postar um comentário