domingo, 13 de maio de 2018

Evento aborda a luta antimanicomial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul


O Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental promove a I Semana de Atividades de Luta Antimanicomial com o apoio da GerAção POA – Oficina Saúde e Trabalho (serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre). As atividades ocorrem no período de 14 a 18 de maio na Escola de Enfermagem (Rua São Manoel, 963 – Campus Saúde).
O evento chama a atenção para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18/05), movimento que impulsionou a Reforma Psiquiátrica Brasileira e possibilitou a criação de uma rede de serviços destinados ao cuidado integral e em liberdade em substituição aos manicômios. A programação propõe uma discussão no momento em que ocorrem retrocessos nesta área devido às modificações realizadas nas Políticas Públicas de Saúde Mental implementadas em dezembro de 2017.
O objetivo da Semana é trazer ao cotidiano da Escola de Enfermagem as experiências da Saúde Mental nos vários eixos do SUS - Atenção, Educação, Gestão e Controle Social, demonstrando o papel social da Universidade. Durante toda a semana, haverá um varal interativo com ideias que aproximam a saúde mental do cotidiano da comunidade acadêmica. Além disso, será oferecida a possibilidade de diálogo com as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), com oferta de uma oficina de Yoga, prática que tem sido trabalhada em serviços de saúde mental.
No período, também será realizado o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, com programação específica que incluirá, dentre outras atividades, uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do RS no dia 16 de maio, às 10h30, sobre os desafios e retrocessos da Reforma Psiquiátrica em um estado de exceção; e um debate às 14h30 sobre Resistência, Liberdade e Cidadania.
Mais informações e programação completa no Facebook do evento.

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/evento-aborda-a-luta-antimanicomial

Nenhum comentário:

Postar um comentário