quarta-feira, 9 de maio de 2018

Presidente da ALMG rejeita pedido de anular impeachment de Pimentel



Adalclever Lopes (MDB), Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, rejeitou um dos pedidos de nulidade do impeachment contra o governador Fernando Pimentel (PT) apresentado pela base governista, nesta terça-feira (08).
Ainda faltam análises do outro pedido e de um novo requerimento pedindo o arquivamento da denúncia, os prazos da tramitação do impeachment permanecem suspensos.
O próprio Adalclever Lopes presidiu a sessão. Ele entrou por um período rápido, leu a rejeição do pedido de nulidade apresentado pelo Líder do governo, Durval Ângelo (PT) e se retirou logo em seguida.
Durval questionava o fato da aceitação do impeachment ter sido feita pelo vice-presidente da Casa, Laffayete Anadrada (PRB) e não por Adalclever. Além disso, o requerimento do petista também questionava o fato de Laffayete fazer somente a leitura protocolar do recebimento, sem justificativa para a aceitação. 
"O regimento da Assembléia é muito claro de que o presidente em exercício, no caso o vice presidente da Casa, assume todas as atribuição do presidente. Portanto está autorizado a fazer a aceitação  do impeachment", afirmou Lafffayete Andrada. 
Falta analisar o pedido do primeiro secretário da Assembléia,  Rogério Correia (PT), que também questiona a ausência de justificativas para aceitação do impeachment e o novo requerimento apresentado pelo deputado  André Quintao (PT). 
Esse último afirma que não há mais atrasos de repasses do governo para Assembléia e, portanto, não há crime de responsabilidade.
"O que embasou o pedido de impeachment foi o atraso do duodécimo do governo à Assembléia. Porém esse atraso não existe mais, então o objeto de impeachment se perdeu" afirmou Quintão. Em seu requerimento, ele defende ainda que o atraso de repasse não configure crime de responsabilidade.
O líder da oposição, o deputado Gustavo Corrêa (DEM), não acredite que a continuidade da suspensão do impeachment seja apenas uma forma de Adalclever ganhar um prazo maior para negociação com o governador Fernando Pimentel. 
"Não acredito que o presidente Adalclever Lopes queira negociar, ele só está sendo cuidadoso com o processo de impeachment, respeitando os prazos para defesa", disse.
Sobre o novo pedido apresentado por Quintão, Corrêa acredita que não há possibilidade dele ser acolhido pela presidência. "É a mesma coisa de alguns cometerem um crime e dizer que não pode ser punido porque pediu desculpa", disse.
http://webterra.com.br/noticia/16218/presidente-da-almg-rejeita-pedido-de-anular-impeachment-de-pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário