domingo, 13 de maio de 2018

Semana da Luta Antimanicomial começa na segunda-feira (14) - DF - O Instituto de Saúde Mental (ISM

secretaria de saúde
Em comemoração à Semana Nacional de Luta Antimanicomial, unidades do  DF que atendem pessoas com transtorno mental terão programações com atividades lúdicas e integrativa, de segunda-feira (14) a sexta-feira (18).
O Instituto de Saúde Mental (ISM) e a Associação dos Amigos da Saúde Mental (Assim) promovem, ao longo da semana, uma roda de terapia temática, práticas integrativas em saúde (PIS), ação de higiene bucal, um desfile com pacientes e profissionais da unidade, além de atividades culturais e apresentação do Coral Viva Voz.
No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), a programação terá práticas integrativas como reiki, yoga, automassagem, tai chi chuan, oficinas sobre higienização das mãos, bordado e grafite, debates, desfile de moda, inaugurações de espaços no hospital e lançamento do selo de responsabilidade social da unidade.
Na sexta-feira será celebrado o aniversário de 42 anos do HSVP.
“Os eventos são importantes justamente para comemorar a luta contra os manicômios, para que pessoas com transtorno mental tenham livre acesso à cultura, educação e não sejam excluídos da sociedade. A proposta é fazer a integração social deles”, comentou a gerente do Centro de Atenção Psicossocial do Instituto de Saúde Mental (Caps-ISM), Alanna Mara Forrest.
O Movimento da Luta Antimanicomial começou em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do Sistema Único de Saúde.
O Instituto de Saúde Mental trabalha há 30 anos dentro dessa lógica antimanicomial. Atualmente em sua estrutura três unidades prestam atendimento por equipe multidisciplinar aos pacientes com transtorno mental: Caps, ambulatório e Casa de Passagem.
Confira a programação completa das atividades do ISM e Assim e do HSPV.

http://blogdoriella.com.br/semana-da-luta-antimanicomial-comeca-na-segunda-feira-14/

Nenhum comentário:

Postar um comentário