quarta-feira, 11 de julho de 2018

Baixa imunização acende alerta para Sarampo em Montes Claros


Casos de sarampo registrados no Norte do Brasil e no Sudeste, como no Rio de Janeiro, ascenderam a lâmpada da preocupação com a doença, que havia sido erradicada do Brasil. Roraima também foi palco de descobertas do sarampo. Em Manaus, um bebê de sete meses morreu.

Dados da OMS apontam que 995 casos de sarampo foram registrados no país, sendo 611 no Amazonas e 384 em Roraima, incluindo duas mortes, entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano. Em Montes Claros, de​ janeiro a junho 61,36% das crianças de um a menor de dois anos estão vacinadas. ​No mesmo período foram imunizadas 4.644 pessoas de todas as faixas etárias. ​

“​A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde em relação ao Sarampo é de 95% em crianças de um a menor de dois anos. ​No momento não temos nenhum indicador epidemiológico que indique a possível ocorrência de surto”, afirma Jaceilde Mendes Nunes, responsável pelo setor de imunização do município.

A principal preocupação é o baixo número de imunização. Além disso, o sarampo é uma doença contagiosa, ela se espalha pela respiração, tosse ou espirro.

“Era uma doença que estava praticamente erradicada do Brasil. Mas, com a chegada de alguns imigrantes da Venezuela pela região Norte do país, alguns caros começaram a ser notificados. É uma doença que em questão de tempos pode ser disseminada”, afirma a infectologista, Claudia Biscotto.

O sarampo é prevenido ao tomar a vacina tríplice viral, dada em duas doses. Em 2017, com o surto da doença nos países vizinhos, o Ministério da Saúde alertou a população para a importância de tomar a tríplice viral. Ela é uma vacina oferecida de graça pelo Programa Nacional de Imunizações e deve ser tomada na infância em duas doses, a primeira com 12 meses e a segunda com 15 meses. Na segunda dose, a vacina recebe um reforço contra uma quarta doença, a varicela, infecção viral altamente contagiosa que causa a catapora.

“É uma doença que pode ser fatal. Pode dá pneumonia, complicações neurológicas e levar a óbito. É uma virose grave e a principal preocupação é com a baixa imunização, porque o Sarampo é uma doença 100% prevenível, por causa da vacina”, explica Cláudia.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo.

webterra

http://webterra.com.br/noticia/17099/baixa-imunizacao-acende-alerta-para-sarampo-em-montes-claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário