quarta-feira, 18 de julho de 2018

RISCO DE INFARTO CRESCE 60% COM ANSIEDADE E DEPRESSÃO


Estudo revelou que o risco de infarto vai muito além da hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo e obesidade

Por Da Redação access_time 15 out 2012, 10h23 more_horiz
Coração
Monitor Cardíaco: problemas no coração são responsáveis por 30% das mortes no Brasil
Considerada fator de risco para desenvolvimento de doença cardíaca, depressão será a doença mais comum em 2030, de acordo com a Organização Mundial de Saúde
Hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo e obesidade são alguns dos mais conhecidos e explorados fatores de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos, que são responsáveis por 30% das mortes por ano no Brasil, mas a ansiedade e a depressão também precisam ser controlados para manter um coração saudável.
De acordo com o InterHeart, estudo que envolveu 52 países e teve como objetivo avaliar de forma sistematizada a importância dos fatores de risco para doença arterial coronariana, revelou que fatores psicossociais, como estresse e depressão, aumentam o risco de infarto em 60%.
“A depressão e a ansiedade não eram tratadas como coadjuvantes das doenças coronárias, porém hoje são tratados como marcadores de risco isolados e merecem atenção especial, pois podem ser confundidos com outras crises, como tristeza e melancolia”, diz o cardiologista do Hospital do Coração, responsável pelo Programa de Cuidados Clínicos no Infarto do Miocárdio e membro do Comitê Diretivo do estudo, Leopoldo Piegas.
Após a avaliação de 30 mil pacientes que participaram do estudo, os pesquisadores concluíram que a depressão reduz o calibre dos vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial. Já a ansiedade e estresse aumentam a produção de substâncias inflamatórias relacionadas a aterosclerose coronária.
Os impactos da depressão no sistema cardiovascular também são causados devido as alterações comportamentais que a doença causa. “A pessoa em depressão ou alto índice de ansiedade são mais propensas a consumirem bebidas alcoólicas, cigarros, além de outros hábitos que favorecem o surgimento de doenças cardíacas”, explica Piegas.
Outro fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é o estresse, que está ligado diretamente a ansiedade e depressão. Pesquisa realizada pelo setor de psicologia do HCor com executivos que realizam check-up na instituição, revelou que 50% dos executivos com idade média de 40 anos sofrem de estresse.
Das 234 pessoas avaliadas, 79% são do sexo masculino e 21% do sexo feminino, sendo que 37% ocupam cargos de gerência, 20% cargos de analistas, 8% são engenheiros e 35% outras profissões. Dos sintomas provenientes do estresse destaca-se a ansiedade, com 75% e a irritabilidade com 51%.
“Os fatores relacionados ao estresse estão presentes no relacionamento familiar, tempo reduzido para o lazer, sedentarismo, insônia e oscilações de humor. Além disso, características de personalidade, como, perfeccionismo, elevada autoexigência, ansiedade e ligação com o trabalho interferem na intensidade do estresse”, explica a chefe do Serviço de Psicologia d o hospital Silvia Cury.

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/risco-de-infarto-cresce-60-com-ansiedade-e-depressao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário