sábado, 11 de agosto de 2018

Mortes por gripe registradas em 1 mês beira número de 2017 inteiro em São Paulo


Mortes por gripe registradas em 1 mês beira número de 2017 inteiro em São Paulo
Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
O número de mortos por gripe no estado de São Paulo em um único mês do inverno foi quase igual ao do primeiro semestre inteiro. Entre 23 de junho e 24 de julho foram registradas 187 mortes por gripe em São Paulo. No primeiro semestre, foram 206 casos --na soma de 2018 inteiro, já são 393 vítimas. As mortes em razão da doença praticamente dobraram em 2018 em relação ao ano passado inteiro em São Paulo, quando ocorreram 200 casos. Os dados são do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), órgão ligado à Secretaria da Saúde do governo paulista. Apesar da alta, eles ainda estão distantes do patamar de 2016, quando houve um pico de gripe -naquele ano, entre janeiro e agosto, São Paulo teve 4.842 casos e 775 mortes.
O vírus, segundo especialistas, tem intensidade diferente a cada ano, com mutações diversas. Se em 2017 a temporada de gripe foi mais tímida, neste ano ela retomou com mais força, embora inferior a registrada dois anos atrás.
Neste ano, as mulheres representam 47% das vítimas no estado de São Paulo, sendo que três gestantes morreram.
Os idosos (a partir de 60 anos) fazem parte de um grupo bastante atingido, figurando em 41% dos casos. Outro dado ligado ao perfil das vítimas é que 65% apresentaram algum fator de risco, como outras doenças. Dos mortos, 11% tomaram a vacina.
"Em 2018, temos temperaturas baixas em períodos mais tardios, correspondendo com aumento de casos em julho", afirma Regiane de Paula, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica. "Entretanto, sobre o acréscimo em relação a 2017, tem a ver mais com a sazonalidade do vírus nos últimos anos", diz ela.
A análise da diretora do CVE é compartilhada por Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Imunizações."A cada ano o vírus se comporta de um jeito, tendo muitas variações e causando mais ou menos mortes por diversos fatores", diz Kfouri.
Em 2018, o subtipo H1N1 é o que mais está matando no estado de São Paulo. Ele foi responsável por 287 vítimas.
Na capital paulista, a campanha de vacinação contra a gripe, encerrada em 23 de junho, havia atingido menos de 80% do público-alvo até o começo do mês passado -a meta era vacinar 90%. (Agencia Brasil)
http://www.vozdabahia.com.br/index/blog/id-318876/mortes_por_gripe_registradas_em_1_mes_beira_numero_de_2017_inteiro_em_sao_paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário