quinta-feira, 16 de agosto de 2018

POR FALTA DE APOIO, TRADICIONAL FESTIVIDADE DE JACARÉ GRANDE, EM JANAÚBA, QUE ACONTECE HÁ MAIS DE 100 ANOS, CORRE O RISCO DE NÃO SER REALIZADA ESTE ANO


  • Evento acontece há décadas na primeira semana de setembro e atrai milhares de pessoas, inclusive alguns fiéis vão caminhando
  • Romeiros pagam promessas e entram ajoelhados na igreja construída 
  • Coordenação da festividade disse que precisa de apoio para atender as recomendações judiciais, caso de policiamento, equipe de prevenção e assistência médica 24 horas por dia durante o evento
Foto Oliveira Júnior
Em 2009, mulher cumpre promessa e entra ajoelhada na igreja Nossa Senhora da Saúde, no Jacaré Grande, em Janaúba.

Foto Oliveira Júnior
Missa no Dia de Nossa Senhora da Saúde, em frente à igreja na comunidade de Jacaré Grande, município de Janaúba, em 7 de setembro de 2009.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A tradição religiosa e cultural iniciada há mais de um século neste município vai perdendo a sua força diante da falta de política pública que assegure a continuidade dessa ação que começou mais de 100 anos atrás e reúne milhares de pessoas durante uma semana em alusão à Festa de Nossa Senhora da Saúde na comunidade de Jacaré Grande, na zona rural de Janaúba.
Não há apoio para que essa festividade seja realizada de maneira ampla transformando o pacato lugarejo de Jacaré Grande numa cidade, mesmo sem a devida estrutura para acolher os fiéis e visitantes. A festividade religiosa de Jacaré Grande é um dos mais antigos e importantes eventos na região.
Foto Oliveira Júnior
Famílias acampam no povoado de Jacaré Grande para prestigiar a festividade criada há mais de 100 anos em território onde há 69 anos é o município de Janaúba.

Em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior, nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, o Padre Manoel Idalmo Damasceno informou que a festividade deste ano não será realizada como vinha acontecendo há muito tempo. Segundo ele, a coordenação do evento e a comunidade não têm condições de arcar com o policiamento, prevenção e assistência médica 24 horas por dia durante o evento que ocorre numa semana.
Foto Oliveira Júnior
Fiéis na Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Jacaré Grande, município de Janaúba, em 7 de setembro de 2016.

Pároco da Paróquia Santo Afonso, situada no bairro Rio Novo, em Janaúba, e da coordenação da Festa de Nossa Senhora da Saúdes, o líder religioso disse que as atividades da igreja ocorrerão, caso das novenas no final da tarde no período da festividade que é de 1º a 8 de setembro, e que no dia 8 de setembro, haverá uma missa às 8h da manhã a ser celebrada pelo Padre Idalmo e, em seguida, às 9h, os batizados na igreja na comunidade de Jacaré Grande.
Com relação à feira e outras atrações que foram incorporadas ao evento a coordenação explicou que as mesmas poderão não ser realizadas diante da falta de condições financeiras e logísticas quanto ao cumprimento de recomendações por parte da Justiça e do Ministério Público, por exemplo, policiamento ostensivo e outras medidas de segurança nas 24 horas de cada dia da festividade, assim como a presença de equipe do Corpo de Bombeiros para trabalhos preventivos, equipe comporta por médico, enfermeiros e outros profissionais da área de Saúde para ficarem à disposição 24 horas por dia, ambulância, equipes da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar.
Foto Oliveira Júnior
Vista parcial da comunidade de Jacaré Grande, município de Janaúba, em 7 de setembro de 2016, na semana da Festa de Nossa Senhora da Saúde.

Foto Oliveira Júnior
Comunidade de Jacaré Grande, município de Janaúba, dia 7 de setembro de 2009, durante a secular Festa de Nossa Senhora da Saúde.

A coordenação da festividade secular já foi em busca do apoio das instituições, contudo o posicionamento foi desfavorável. O provável cancelamento parcial dessa tradicional atividade possibilita um clima de tristeza entre as pessoas que há muito tempo participam e naqueles que pela primeira vez planejaram em prestigiar a festividade criada muito antes de Janaúba se tornar município. Pelo menos quatro ônibus estavam sendo fretados para levar moradores dos bairros Barbosa e Rio Novo ao Jacaré Grande na festividade, contudo a ida está cancelada.
Isso sem contar que centenas de famílias de comunidades e cidades vizinhas, caso de Jaíba, Verdelândia, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Mato Verde, Catuti, Monte Azul, Gameleiras e até de Varzelândia, dentre outras cidades, ficavam acampados nos veículos e em barracas na comunidade de Jacaré Grande no período de novenas de Nossa Senhora da Saúde.
Foto Oliveira Júnior
Fiéis e visitantes durante a Festa de Nossa Senhora da Saúde no dia 7 de setembro de 2016, no povoado de Jacaré Grande, município de Janaúba.

Distante 50 quilômetros da cidade de Janaúba, o povoado de Jacaré Grande recebe milhares de romeiros todo ano, sempre na primeira semana de setembro, por ocasião das festividades de Nossa Senhora da Saúde. A locomoção desses fiéis são as mais variáveis possíveis, pois depende do recurso financeiro e, principalmente, da promessa.
Há quem se disponha a viajar a pé por quase 80 quilômetros para participar da festa. Outros seguem em cavalgadas.  Em frente e dentro da igreja é comum a cena de fiéis pagarem promessas. Eles caminham ajoelhados até o altar onde está a imagem de Nossa Senhora da Saúde. Nas celebrações, os romeiros buscam a benção. Alguns erguem carteira de trabalho pedindo pela manutenção ou por emprego.
Foto Oliveira Júnior
Festa de Nossa Senhora da Saúde em Jacaré Grande, município de Janaúba, no dia 7 de setembro de 2009.

Nas imediações da igreja são instaladas barracas com guloseimas, bebidas, comidas típicas e tem uma área improvisada para feira onde se comercializam de vários produtos: roupas, brinquedos, vasilhas.
Apesar de se tornar um centro de orações, lazer, entretenimento, vendas durante uma semana, a comunidade de Jacaré Grande carece de infraestrutura. O abastecimento de água é precário, o mesmo ocorre com a iluminação elétrica e instalações sanitárias.
A escola quilombola construída há mais de 6 anos tem minimizado a precariedade no local. Durante a Festa de Nossa Senhora da Saúde as dependências da escola – ainda não estava em funcionamento – serviam como ponto de apoio do evento, inclusive com a utilização dos banheiros.
Foto Oliveira Júnior
A parte artística na festividade de Jacaré Grande, em Janaúba, conta com a participação de sanfoneiros e músicos de várias localidades, como foi em 7 de setembro de 2016.

O Padre Idalmo disse ao site do jornalista Oliveira Júnior que conversou com o Bispo Dom Ricardo Guerrino Brusati, da Diocese de Janaúba, sobre a elaboração de um projeto a ser encaminhado para instituição ligada à igreja católica possivelmente na Alemanha com o intuito em angariar recursos objetivando a investimento em estrutura próxima à igreja para acolher os fiéis.
Mesmo com essa intenção do líder religioso, o povoado de Jacaré Grande carece de outras melhorias, por exemplo, uma praça pública. Vale ressaltar que na gestão do prefeito José Benedito Nunes Neto (2009 a 2012) foi obtida uma emenda parlamentar para a edificação dessa praça, contudo o recurso foi utilizado na construção da praça ao lado da igreja de Santa Cruz, no bairro de mesmo nome. Essa atitude foi devido à irregularidade na documentação do terreno no Jacaré Grande. Sendo assim, é preciso que as autoridades se empenhem o mais breve possível no sentido de dotar o Jacaré Grande de melhores condições para a realização da tradicional festa.
Foto Oliveira Júnior
Área da feira ocorrida no dia 7 de setembro de 2016 durante a Festa de Nossa Senhora da Saúde, no Jacaré Grande, zona rural de Janaúba.

Outra situação preocupante é o abastecimento de água para o consumo humano. Recentemente foi solicitada uma caixa d’água junto ao poder público para amenizar o drama das pessoas com sede, porém esse equipamento não foi providenciado. Mesmo que seja providenciada a caixa d’água é necessário que seja disponibilizado um caminhão pipa para levar água potável (tratada pela Copasa) ao Jacaré Grande durante essa festividade quantas vezes for possível. Condições para isso tem, basta vontade em querer ajudar por se tratar de um evento que aglomera multidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário