quarta-feira, 19 de julho de 2017

JANAÚBA MANTÉM A TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO GORUTUBANO


Valeu a persistência da artista Adriana Silveira, que driblou a desmotivação e manteve um dos patrimônios de Janaúba: a tradição cultural

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Seja em junho ou julho, enfim, o São João Gorutubano é realizado nesta que é a cidade pólo da região da Serra Geral, no Norte de Minas. Iniciada na administração do prefeito Pedro Roberto de Menezes Neto (1995/96), o então “Viva São João Gorutubano” se mantém, apesar de alguns obstáculos que o ameaçava de extinção.
Duas décadas após ser lançado justamente na praça Joaquim Maurício de Azevedo Bahia, em frente à estação ferroviária, o (sem Viva) “São João Gorutubano” aconteceu no mesmo local. E ainda, literalmente, aqueceu os gorutubanos, janaubenses e apreciadores das tradições culturais.
Foto Paulo & Galego
São João Gorutubano realizado neste ano, 2017, em Janaúba.
Méritos para a organização, aliás, nessa questão friso a persistência da artista Adriana Silveira que não recuou diante das negativas em se tratando de motivação para colocar na praça o colorido e os modos dos gorutubanos, dos janaubenses. Podemos dizer, a Adriana pintou a praça, deu vida ao local, fez a cidade de Janaúba voltar a, digamos, sorrir.
Essa dedicada artista radicada em solo gorutubano não só cumpriu a atribuição de Diretora Municipal de Cultural, assim como transferiu a inspiração artística da pintura de quadros para retratar em praça pública o anseio da população que almeja também por momento de convívio social e, principalmente, a oportunidade em usufruir da história cultural de Janaúba.
Parabenizo a equipe pela realização do São João Gorutubano, sobretudo o jeito determinado e insistente de Adriana Silveira que colocou em prática o que aprendeu no curso universitário Artes Visuais. Parabéns, Janaúba, por acreditar e manter as tradições culturais. Viva o “São João Gorutubano”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário