quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PREFEITO JURACY E LIDERANÇAS VÃO À BRASÍLIA E PEDEM À SEDEC E AO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO POR AJUDA AOS PROJETOS GORUTUBA E JAÍBA


Prefeitos de Nova Porteirinha, Jaíba, Matias Cardoso e Bonito de Minas reivindicam recursos para o Norte de Minas

Foto divulgação
Edmárcio Leal, do Cimams; José Reis, da Amams; ministro Hélder Barbalho; deputada federal Raquel Muniz, prefeito Juracy Fagundes, do Consórcio União da Serra Geral; deputado federal Eros Biondini; prefeito Reginaldo Silva, de Jaíba; e o Coronel Renato Newton Ramlow, da Sedec.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O prefeito Juracy Fagundes, de Nova Porteirinha, se encontra em Brasília-DF onde na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, participou de reunião no Ministério da Integração Nacional reivindicando por ações que possibilitem a melhoria nos projetos de irrigação do Gorutuba e Jaíba situados nos municípios de Nova Porteirinha e de Jaíba, respectivamente.
Foto divulgação
Momento em que o prefeito Juracy Fagundes pede ao ministro, no centro, a imediata liberação de recursos para obras do projeto de irrigação.
Na reunião com o Ministro de Estado da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, o prefeito Juracy Fagundes foi enfático ao propor que o ministério determine à Codevasf a utilização dos R$ 29 milhões que se encontram na conta da companhia para dar continuidade à obra de tubulação do projeto Gorutuba, considerando que já foram investidos, segundo o órgão governamental, R$ 22 milhões, e assim solucionar em parte o grave problema do sistema de condução de água para as áreas irrigadas.
Foto divulgação
Prefeito Juracy Fagundes, Mário Ramos, do Ministério da Integração Nacional; deputado federal Eros Biondini, e os prefeitos José Reis, Edmárcio Leal e Reginaldo Silva.
Juracy Fagundes, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral), estava acompanhado do prefeito de Jaíba, Reginaldo Antônio Silva, o qual mencionou a necessidade de investimento de recuperação nos canais do projeto Jaíba. Esse pedido também foi reforçado pelo presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), José Reis, prefeito de Bonito de Minas, e pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), Edmárcio Leal, prefeito de Matias Cardoso, município que também agrega o projeto Jaíba.
Foto divulgação
Prefeitos José Reis e Juracy Fagundes, deputado federal Eros Biondini e Mário Ramos, secretário executivo do Ministério da Integração Nacional.
Os quatro prefeitos do Norte de Minas cobraram do ministro Helder Barbalho ação mais contundente para minimizar o drama vivenciado pelos produtores diante da seca que assola a região há mais de seis anos. Os pedidos dos prefeitos de Nova Porteirinha, Jaíba, Matias Cardoso e Bonito de Minas em nome da representação regional foram avalizados pelos deputados federais Eros Biondini e Raquel Muniz que também participaram da audiência no Ministério da Integração Nacional na tarde desta terça-feira.
As lideranças do Norte de Minas apresentaram à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) a situação dos dois projetos de irrigação. O coordenador da Sedec, Coronel Renato Newton Ramlow, acolheu a demanda e disse que desempenhará medidas no sentido de atender os anseios dos prefeitos.
Foto divulgação
A deputada federal Raquel Muniz e o deputado federal Eros Biondini também reforçaram os pedidos das lideranças do Norte de Minas junto ao Ministério da Integração Nacional e à Sedec.
O prefeito Juracy Fagundes juntamente com os colegas José Reis, Edmárcio Leal e Reginaldo Silva também se reuniram com o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Mário Ramos Ribeiro, e cobraram por soluções imediatas, pois tem previsão de que neste mês de agosto ou setembro haverá a suspensão do fornecimento de água para irrigar os dois projetos. Caso isso aconteça, haverá um caos social e financeiro na região, principalmente em Nova Porteirinha, Jaíba e Matias Cardoso. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Porteirinha)

“EU E MINHA FAMÍLIA TEMOS MAIS ESPERANÇA COM A FEIRA”, DIZ PRODUTOR DE NOVA PORTEIRINHA

Foto Oliveira Júnior
Marcos Bispo relata sobre a motivação que tem recebido ao ingressar na Feira da Agricultura Familiar de Nova Porteirinha.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – “A Feira da Agricultura Familiar é uma coisa de grande sentido, pois tem incentivado não somente a mim, mas a minha esposa e minhas filhas”. Dessa maneira expressou o produtor rural Marcos Bispo, de Nova Porteirinha, que tem nessa iniciativa a motivação de continuar produzindo alimentos. Há um mês ele comercializa nesta cidade o quiabo e ainda oferta o caldo de cana.
Marcos Bispo é um dos mais de 35 produtores que foram inseridos nesse projeto por intermédio da parceria entre a Prefeitura de Nova Porteirinha e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da região da Serra Geral de Minas (União da Serra Geral), presidido por Juracy Fagundes, prefeito de Nova Porteirinha. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Porteirinha) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário