terça-feira, 10 de julho de 2018

44ª Expomontes é encerrada com bons resultados e satisfação

Julgamento de Cavalo Pampa/ Foto: Solon Queiroz
Durante dez dias o Parque de Exposições João Alencar Athayde foi palco de uma das principais exposições agropecuárias do Brasil e o evento mais importante de Montes Claros. Animais foram comercializados, produtos expostos e diversas programações sociais.

Ao final desta grande festa, o sentimento que fica é de alegria pelos bons resultados e satisfação de um trabalho feito de maneira democrática, social e inclusiva.

“Nossa avaliação é de que a Expomontes foi um sucesso absoluto. Há anos não se via aqui em Montes Claros uma exposição tão abrangente e representativa como essa, principalmente se falando em animais. Nós tivemos uma presença maciça de equinos, cerca de 400 animais aqui no parque, ovinos uma quantidade imensa, Mangalarga mais de 200. Os animais foram comercializados com preço excelente, quem participou como vendedor fez um bom negócio”, avalia José Luiz Maia, Presidente da Sociedade Rural.

O ranqueamento de animais chamou atenção nesta 44ª Expomontes. 

“A exposição ranqueou o Mangalarga, o Pampa e o Nelore, foi um sucesso absoluto. Isso é extremamente importante para o criador, se ele leva o animal para uma exposição e ela não é ranqueada, isso impede que ele participe de outras exposições. Quem deseja participar de uma Exposição Nacional, tem que ter o ranqueamento de Montes Claros, por isso tiveram cavalos de uma serie de cidades distantes daqui”, explica o presidente.

Este ano, outro fator que ganhou destaque durante a Exposição, foram os estandes cedidos às entidades da cidade. O investimento em causas sociais.

“Nós precisamos destacar o olhar diferenciado que a Sociedade Rural tem para com a comunidade. Nós trouxemos aqui para o Parque a Fundação Sara, em um momento importante que ela está passando, que é a construção do hospital. Trouxemos a Santa Casa, o Lar das Velhinhas, então esse olhar para a comunidade como um todo é muito importante e que merece ser continuado”, elogia José Luiz.

Leilões de sucesso

Os leilões de animais sempre são sucesso durante a Exposição de Montes Claros. Mas, este ano, a volta das chuvas deu um toque especial aos eventos.

“Houve uma liquidez total aos leilões de bovinos, isso se deve a procura por animais para repovoar a região, que está retendo os animais e trazendo de outras regiões. Como há essa procura e uma folga de pasto, o valor desses animais aumenta. Nós trabalhamos com cerca de sete mil animais e um faturamento de R$ 9 milhões”, conta o Diretor de Leilões, Vila Murta.

Foram 11 leilões entre equinos e gado, de pecuária de corte e leiteira.

“Em todos os leilões algum animal ou lote chamou a atenção, nós tivemos animais que saíram com preços extraordinários e chama atenção também a um trabalho que estamos fazendo de melhoramento genético na região que agrega valor ao animal. Foi sucesso absoluto”, comemora Vila.

Expositores

2018 tem sido um ano de recuperação para a terrível crise enfrentada em 2017. Para o Norte de Minas em especial, é o retorno do ânimo após anos de seca.

“Apesar da crise, das dificuldades e da visão pessimista de algumas pessoas, nós tivemos um crescimento significativo. O número de estandes ajuda muito nisso, os parceiros que trabalharam pela primeira vez na Expomontes saem muito satisfeitos”, afirma o Diretor Financeiro, Norberto de Assis.

A presença dos animais aumentou de maneira significativa na 44ª Expomontes, um dado importante, já que esse número havia caído.

“Mas esse ano tivemos um aumento desse número de animais de argola, o gado que passou na pista, o Pró-Genética, que é uma forma de levar animais de alto padrão genético para produtores foi um sucesso, algo novo que foi além das nossas expectativas, o touro vendeu 80% e as fêmeas 60%. Um número significativo para o primeiro ano”, afirma.

http://webterra.com.br/noticia/17073/44--expomontes-e-encerrada-com-bons-resultados-e-satisfacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário