segunda-feira, 9 de julho de 2018

Pacote do Veneno - SINTER repudia os golpistas Zé Silva e Raquel Muniz

Nota de repúdio aos deputados federais mineiros Zé Silva e Raquel Muniz por voto favorável ao Projeto de Lei 6299/2002 “Pacote do Veneno”
 O SINTER-MG, entidade representante dos trabalhadores da Extensão Rural Mineira e defensor histórico da agricultura familiar e agroecológica, vem por meio desta repudiar a atitude dos deputados federais eleitos por Minas Gerais, Raquel Muniz (PSD) e Zé Silva (SD), que votaram favoravelmente ao PL 6.299/2002, conhecido como Pacote do Veneno, um posicionamento lamentável, principalmente, do deputado Zé Silva, que se dizia contrário ao Projeto. É, no mínimo, incoerente que um deputado que é extensionista, já foi presidente da Emater-MG e se diz defensor da agricultura familiar, vote favoravelmente a um PL que vai totalmente contra a política nacional de ATER.



O Pacote do Veneno foi aprovado em comissão especial da Câmara dos Deputados, que votou a favor da bancada ruralista e contra a população. Vale ressaltar ainda, que a votação foi realizada em sessão na qual foi proibida a presença de representantes de organizações com opiniões contrárias ao Projeto, como Ministério da Saúde, Anvisa, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Fundação Oswaldo Cruz, Ibama, Instituto Nacional do Câncer, entre outras centenas de organizações civis.
O PL do Veneno altera completamente o sistema normativo de agrotóxicos e flexibiliza a regulamentação dos pesticidas, além de retirar poderes dos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde nos processos de registro, deixando a regulamentação a cargo do Ministério da Agricultura, que justamente tem como missão promover o agronegócio. Um retrocesso para a gestão responsável dos agrotóxicos no país, que vai na contramão da tendência mundial de valorização e participação dos órgãos ambientais e de saúde, no controle do uso de agrotóxicos.
Os interesses de toda a sociedade são representados por qualidade de vida, meio ambiente resguardado e alimentação protegida, e devem prevalecer sobre os interesses particulares da indústria química de pesticidas. Para aumentar a produção, é preciso investir em novas tecnologias, e não, aumentar a quantidade de veneno em nossos pratos.
O SINTER-MG defende que seja feito o diálogo com a sociedade, priorizando a produção de alimentos mais saudáveis e de qualidade para os brasileiros, com princípios agroecológicos. Convocamos os trabalhadores da ATER, do campo, sindicatos e associações rurais, e a população para pressionar os deputados para que o Projeto não seja aprovado no plenário da Câmara.
Só não é contra o Pacote do Veneno quem lucra com agrotóxicos!
Acompanhem a plataforma contra os agrotóxicos, assinando a petição: Chega de agrotóxicos

Confira o manifesto de diversas entidades contra o Pacote do Veneno: Contra os Agrotóxicos
fonte: emcimadanoticia

http://emcimadanoticia.com/index.php/noticias-regionais/1405-pacote-do-veneno-sinter-repudia-os-golpistas-ze-silva-e-raquel-muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário