quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PROJETO SEMENTES PRESENTES GANHA DIMENSÃO NA REGIÃO DA SERRA GERAL DE MINAS


Fotos Oliveira Júnior

Lideranças da região da Serra Geral de Minas definem, em Nova Porteirinha, estratégias para desenvolver o projeto Sementes Presentes.


NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A cidade de Nova Porteirinha sediou no dia 31 de julho a reunião referente ao “Projeto Sementes Presentes – Alimento e Trabalho no Campo – Território de Desenvolvimento do Norte de Minas”, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento (Sedese). Estiveram presentes prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais de Agricultura e Assistência Social dos municípios da região da Serra Geral.

O prefeito Juracy Fagundes, de Nova Porteirinha, destacou esse projeto que reflete a realidade da região cuja economia se baseia justamente da agricultura. Ele mencionou a eficiência do Território de Desenvolvimento Norte de Minas, pois através do qual realizou o Fórum de Segurança Pública no dia 22 de agosto do ano passado, em Nova Porteirinha, possibilitando a redução da criminalidade na região com ações que fortaleceram o sistema de segurança pública.

O presidente da Câmara de Janaúba, vereador Adauri Cordeiro, enalteceu o empenho dos órgãos governamentais que estão envolvidos, caso da Emater, Epamig, Unimontes que muito tem auxiliado as prefeituras e os produtores rurais na execução de projetos que valorizem o homem do campo. Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) na condição de produtor rural, Adauri vê com boas perspectivas uma melhoria na agricultura regional através do projeto Sementes Presentes.

O gerente regional da Emater-MG em Janaúba, Alberto Magno Fonseca, citou que projeto Sementes Presentes permitirá aos agricultores e produtores, prioritariamente inscritos no CadÚnico, aperfeiçoar as áreas de produção através de assistência técnica e recebimento de insumos. Essa ação é articulada com as compras da merenda escolar, que também será organizada para facilitar o acesso do agricultor ao mercado institucional. O apoio à comercialização também será outra frente de atuação do projeto, com o fomento de cooperativas agrícolas.


O vice-prefeito de Porteirinha, Elton Mendes, elogiou a atuação do Território de Desenvolvimento do Norte de Minas e exemplificou o caso da certificação do queijo artesanal de Porteirinha e região condicionando aos produtores oportunidades para comercializarem esse subproduto do leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário