sexta-feira, 13 de março de 2020

Assembleia de Minas proíbe visitas por causa de pandemia de coronavírus

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Assembleia de Minas proíbe visitas por causa de pandemia de coronavírus

Deliberação da Mesa que restringe acesso à Casa vale por tempo indeterminado. Viagens de parlamentares e servidores para locais com incidência do Covid-19 também estão suspensas


Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) informou nesta sexta-feira (13) que vai adotar medidas preventivas diante da pandemia de coronavírus, que já tem mais de 150 casos confirmados no Brasil. A principal delas será restringir por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (16), o acesso à sede do Legislativo mineiro a funcionários, servidores e imprensa credenciada.

A decisão da Mesa Diretora foi anunciada pelo presidente Agostinho Patrus (PV), ao lado do 1º secretário da Casa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e tem como objetivo evitar que a Assembleia se torne um foco de contaminação, em meio à pandemia mundial.

A deliberação levou em conta o grande número de pessoas que circula pelas dependências do Legislativo. Cerca de 6 mil pessoas entre prefeitos, lideranças, representantes de entidades de classe e populares passam pela Assembleia diariamente. Regras de restrição de acesso semelhantes estão sendo tomadas por vários órgãos públicos, como o Congresso Nacional, tribunais de justiça e assembleias do país.

Na Assembleia de Minas, as audiências públicas também serão afetadas. As reuniões serão mantidas, mas sem convidados e plateia. Os encontros serão transmitidos pela internet e serão oferecidos meios de participação virtual, via redes sociais e outras ferramentas.

Essa decisão da Mesa é para proteger a população de várias regiões do estado que participa diariamente de audiências e reuniões de comissões na Casa. Vamos continuar trabalhando normalmente mas, nesse primeiro momento, sem a participação da população para a proteção das próprias pessoas”, explicou o 1º secretário Tadeu Martins Leite.

As reuniões de plenário e comissões serão mantidas, mas somente deputados e servidores poderão comparecer. A realização de eventos institucionais que envolvam a participação do público também fica proibida, assim como o acesso do público externo aos gabinetes dos parlamentares. Com isso, lideranças do interior ficarão impedidas temporariamente de visitar a Casa.

A presença das pessoas é muito importante mas, neste momento, precisamos adotar medidas rígidas para contribuir para que a propagação do coronavírus seja a menor possível. Se Deus quiser, com essas medidas vamos vencer essa pandemia”, reforçou Tadeu Martins Leite.

Segundo a deliberação que será publicada neste sábado no Diário do Legislativo, os deputados e servidores ficam proibidos de viajar para áreas com a ocorrência de coronavírus. Aqueles que apresentarem sintomas ou algum sinal de infecção serão afastados. As dependências do Legislativo também serão constantemente higienizadas e serão instalados pontos com álcool em gel.

Até o momento não há nenhum caso de suspeita de Covid-19 na Casa relatado. Segundo o presidente Agostinho Patrus, a Assembleia espera, com as regras, contribuir para diminuir as chances de propagação no estado. O gerente-geral de saúde ocupacional da Assembleia, Marcus Vinícius Pereira, explicou que as medidas de restrições que estão sendo tomadas mundialmente são necessárias porque o vírus é pouco conhecido e extremamente contagioso.

O estado de Minas Gerais decretou situação de emergência nesta sexta-feira (13) diante do quadro de pandemia mundial. A regra permite medidas como a realização compulsória de exames médicos, testes em laboratório, vacinação e tratamentos de pacientes em casos relacionados ao coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde já contabiliza quase 300 casos em investigação no estado e trabalha com um cenário de piora.

Até esta sexta-feira, dois casos de coronavírus foram confirmados em Minas Gerais. São eles o de uma mulher de 38 anos em Ipatinga, no Vale do Aço, e uma mulher de 47 anos em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro.









--
Juliana Cipriani
Gabinete da 1ª-Secretaria
(31) 2108-5899

Assembleia Legislativa de Minas GeraisFacebook da Assembleia Twitter da Assembleia Instagram da Assembleia Youtube da Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário