terça-feira, 14 de julho de 2020

COM 8 MORTES PROVOCADAS PELA COVID-19, JANAÚBA AGUARDA RESULTADO DE EXAME SOBRE 2 ÓBITOS, UM DELES OCORREU HOJE, SEGUNDA-FEIRA, DIA 13



  • Em Janaúba agora são 331 casos positivos para o novo coronavírus, sendo que 297 pacientes foram recuperados

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – No fim de semana ocorreu a 8ª morte confirmada pelo sistema de saúde por complicações pela Covid-19 em Janaúba. O óbito foi no sábado, dia 11. Naquele dia houve a internação de um paciente de 79 anos no Hospital Regional desta cidade com sintomas da síndrome respiratória aguda grave. Foi feita a coleta de amostra para análise no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
O estado clínico desse paciente de 79 anos agravou e ele faleceu na unidade hospitalar nesta segunda-feira, dia 13 de julho. O procedimento seguindo o protocolo orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde foi realizado com relação à liberação do corpo e sepultamento. O resultado do exame é aguardado para definir a real causa morte desse paciente septuagenário.
Com isso, o sistema de saúde considera como dois óbitos que figuram em investigação com relação à causa morte. Vale ressaltar que nesse período de pandemia o sistema de saúde verificou a situação de 15 óbitos, sendo 8 considerados por infecção do novo coronavírus e 7 falecimentos foram descartados com relação à Covid-19.
BOLETIM DESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 13 DE JULHO
De acordo com relatório emitido pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhado ao site do jornalista Oliveira Júnior no final da tarde desta segunda-feira, 13 de julho, o município contabiliza 331 (no sábado, dia 11, eram 322) casos positivos da Covid-19, dos quais 297 (eram 283 no último sábado) apresentaram melhora clinicamente dos pacientes. 26 continuam em tratamento, sendo 22 em casa e 4 pessoas em unidades hospitalares (3 em Janaúba e um em Montes Claros). Dos 331 casos positivos 8 evoluíram para o falecimento.
Em Janaúba são 186 (no sábado eram 207) casos suspeitos do novo coronavírus em investigação. Dos 186 casos em investigação que constam do boletim desta segunda-feira, 181 são monitorados em casa e 3 pacientes no hospital. O sistema de saúde aguarda o resultado de exame de duas pessoas que vieram a óbito e se os falecimentos teriam alguma relação com a Covid-19.
43 casos foram descartados, entre os quais 7 óbitos. Há no município a notificação de 1.214 pessoas que apresentam ou apresentaram sintomas semelhantes ao do novo coronavírus notificações, sendo que 654 foram consideradas pelo sistema de saúde como síndrome gripal inespecífica, quer dizer, não estariam clinicamente relacionadas à Covid-19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário