domingo, 15 de setembro de 2013

MUDANÇAS NO TRÂNSITO EM JANAÚBA OCORRERÃO NO DIA 23; TRECHO DAS RUAS GRÃO MOGOL E VIRGÍLIO MELO FRANCO SERÁ MÃO ÚNICA

Foto Marlon Mendes/Ascom PMJ
Rua Santos Dumont deixará de ser mão dupla e passará a ter trânsito no sentido à avenida do Comércio, conforme segue o motociclista. 
JANAÚBA– O trânsito em mão dupla pela rua Grão Mogol, no bairro Padre Eustáquio, está com os dias contados. O mesmo acontecerá com a rua Virgílio de Melo Franco, no centro. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que trecho dessas duas vias passará a ser apenas mão única. A vigência dessa alteração está prevista para o dia 23 de setembro, ou seja, faltam 10 dias para uma nova convivência com a circulação de veículos motorizados.
         A rua Grão Mogol surge da confluência com a avenida Osvaldo Cruz, paralela à linha férrea, e vai até o bairro Veredas, cruzando com a avenida dos Gorutubanos. Atualmente, a rua Grão Mogol tem sentido de mão dupla e enfrenta uma situação caótica diante do estacionamento de veículos nos dois lados, causando transtornos inclusive para as unidades de resgate do Corpo de Bombeiros e do Samu.
COMO FICARÁ A RUA GRÃO MOGOL
         Com a mudança proposta pela prefeitura, através do Departamento Municipal de Trânsito, a rua Grão Mogol será mão única entre a avenida Osvaldo Cruz e a avenida Barão do Rio Branco, no conhecido trecho de calçamento. Nesse caso, a partir do dia 23 de setembro, será permitido o tráfego de veículos apenas no sentido Barão do Rio Branco para a Osvaldo Cruz (bairro-centro). Já o trecho da rua Grão Mogol entre a Barão do Rio Branco e a avenida dos Gorutubanos, parte asfaltada, continuará sendo mão dupla, o mesmo acontecendo com a continuidade da rua Grão Mogol (parte sem pavimentação) após a avenida dos Gorutubanos sentido para o bairro Veredas.
DO CENTRO AO HOSPITAL REGIONAL
         Conforme levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior, quem estiver na praça Rômulo Sales de Azevedo (BNB) e pretenda ir, por exemplo para o Hospital Regional, terá como primeira opção seguir pela rua Belo Horizonte, travessia da linha férrea, continua pela rua Belo Horizonte até a avenida Barão do Rio Branco (penúltima esquina da rua Belo Horizonte), virar à direita e no primeiro cruzamento (o da rua Grão Mogol) virar à esquerda e seguir até a avenida dos Gorutubanos, virando à direita e no cruzamento seguinte (com a rua Mestre Alfredo Barbosa e início da avenida Gentil Dias) e virar à esquerda. Também poderá, após fazer a conversão da rua Belo Horizonte com a rua Barão do Rio Branco seguir à direita até a rua Mestre Alfredo Barbosa (escola Nhá-Gui Azevedo), virar à esquerda e seguir até o fim dessa via.
RUA VIRGÍLIO DE MELO FRANCO
         Atualmente sendo mão dupla em toda a sua extensão, a rua Virgílio Melo Franco perderá essa hegemonia no trecho entre a rua Américo Soares e a avenida do Comércio. Nesse trecho, que compreende também o cruzamento com a rua São João da Ponte, a rua Virgílio de Melo Franco será mão única em direção à avenida do Comércio. Diante disso, o condutor que estiver na avenida do Comércio entre a praça Cristo Redentor e a agência do Banco do Brasil e pretenda convergir pela rua São João da Ponte terá que seguir até a rotatória em frente à Igreja Batista e virar à direita em 180 graus e, sendo assim, entrará no início da rua São João da Ponte, ou então virar à direita em torno de 90 graus e seguirá pela rua Barão do Gorutuba.
RUA SANTOS DUMONT
         A rua Santos Dumont vai da avenida do Comércio até a avenida Brasil, tendo como ponto de referência a rotatória em frente à Igreja Batista. Nessa rua o sentido é de mão dupla e com estacionamento em ambos os lados, inclusive nas proximidades da rotatória fazendo com que haja obstrução parcial das duas pistas.
Com a alteração que o Departamento Municipal de Trânsito fará, a rua Santos Dumont terá o tráfego caracterizado em mão única. Diante disso, a partir do dia 23 de setembro, os veículos motorizados apenas irão circular pela rua Santos Dumont originando da avenida Brasil em direção à avenida do Comércio, e também os que estiverem na rua José Augusto de Souza, podendo virar à direita ou seguir reto até a avenida do Comércio sentido rua Pio XII.
OPÇÕES PARA CHEGAR À AVENIDA BRASIL
         O site do jornalista Oliveira Júnior constatou que o condutor que estiver na avenida do Comércio antes da agência do Banco do Brasil e pretenda ir para a avenida Brasil tem a opção de seguir em frente até o final da avenida do Comércio/praça do BNB; virar à esquerda depois do BB, seguindo pela rua Felisberto Antunes, virar à direita seguindo pela avenida Maurício Augusto de Azevedo até a estação ferroviária, onde passa a avenida Brasil; ou virar à esquerda em frente à Caixa Econômica seguindo pela rua Padre Cícero (declive e aclive) finalizando na avenida Brasil.  
AVENIDA BRASIL
         A avenida Brasil também sofrerá alteração no dia 23 de setembro ou em breve. Essa avenida começa com mão única na esquina com a rua Inhumas até a praça Rômulo Sales de Azevedo (BNB). Dessa praça em diante, a avenida Brasil possui sentido duplo em se tratando do trânsito de veículos. Pela proposta, a avenida Brasil continuará sendo mão única (sentido praça do BNB para a praça do Viva Vida) até a esquina da rua Santos Dumont (na Igreja Presbiteriana e antiga sede do INSS). Esse trecho da avenida Brasil poderá ter o calçamento substituído por asfalto.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Segundo o Diretor de Trânsito do Município, Américo Soares, técnicos de Belo Horizonte vieram a Janaúba e estudaram a situação do trânsito da cidade. Após o estudo, um planejamento para melhorar a circulação de veículos, ciclistas e pedestres foi feito e agora está sendo implantado pelo município.
“Recebemos a visita de técnicos que analisaram o trânsito de Janaúba e traçaram mudanças para melhorar a circulação das pessoas. Assim nos reunimos com o comandante do 51ª Batalhão da Polícia Militar, como o Delegado da Polícia de Trânsito, com vereadores e representantes de entidades parceiras e discutimos as modificações a serem feitas. Nosso objetivo é melhorar o fluxo do trânsito em Janaúba e permitir que a cidade continue crescendo sem que isso comprometa o acesso das pessoas.”, disse Américo.
O Diretor afirmou ainda que caso as mudanças não sejam positivas, “novos estudos serão feitos para melhor atender as necessidades do município e do cidadão, garantindo uma melhor circulação e mais segurança.”.
SINALIZAÇÃO NA AVENIDA BEIRA-RIO
Existe o estudo de mudanças do trânsito em parte das avenidas Brasil e Manoel Athayde. Pintura do piso e implantação de placas de sinalização também faz parte do projeto. A colocação de redutores de velocidade foi iniciada pela prefeitura nas avenidas Edilson Brandão Guimarães (Beira Rio) e Manoel Athayde, onde antes existiam sinalizadores, conhecidos popularmente como tartarugas ou olho de gato. Nos bairros de Janaúba, como Algodões, por exemplo, os redutores de velocidade já estão sendo colocados. Américo afirma ainda que a população será orientada quanto às modificações das ruas durante blitz educativas feitas pela Polícia Militar na cidade. O objetivo desse trabalho é educar e conscientizar a comunidade local quanto à necessidade de obedecer às leis de trânsito para que acidentes sejam evitados.

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