terça-feira, 15 de outubro de 2013

Paraíba é o estado com maior número de Centros de Atenção Psicossocial - Ministério da Saúde aponta serviço paraibano como exemplo



O Estado da Paraíba, no nordeste brasileiro, está ocupando o topo no ranking de cobertura de Centros de Atenção Psicossocial (Caps). No total, o estado possui 81 centros, e fica em primeiro na oferta do serviço por número de habitantes.
O Ministério da Saúde apontou a Paraíba como exemplo para outros estados da federação, especialmente na região norte e nordeste.  Nos Caps os pacientes recebem assistência médica e participam de oficinas terapêuticas que ajudam na recuperação.
O poder público do estado argumenta que o bom alcance é garantido pela constante discussão sobre a estruturação e ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), e de um relacionamento próximo entre as pastas de Saúde e as demais áreas do governo naquele estado. Com isso os paraibanos dispõem então de uma rede adequada para o tratamento de dependentes químicos, a pacientes com transtorno mental ou problemas de saúde decorrentes do uso do crack e outras drogas.
O diferencial do sistema da Paraíba é que, graças a Rede de Atenção Psicossocial, o paciente não precisa se deslocar para outras regiões para ser atendido. O atendimento é feito pelas Unidades de Saúde da Família, o Núcleo de Apoio à Saúde, Samu, Caps AD III (24 horas), entre outros locais que prestam uma assistência completa aos grupos atendidos.
Além disso, o Governo destaca que fez investimentos no setor, destinado à instalação da rede no interior, e ainda em treinamento de pessoal para atender os pacientes (cerca de 600 servidores foram capacitados, segundo o Governo); aumento de leitos em hospitais de 37 para 71, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário