Não é de hoje que os preços de produtos importados no Brasil estão num patamar que beira o absurdo. As empresas, sejam lá quais forem, sempre elegem o mesmo vilão: o Custo Brasil! Que diabos é isso? Custo Brasil é o custo de se operar por aqui. Impostos, burocracia, custo de frete, tudo que impacta na produção, distribuição e, também, importação de peças e produtos.
Vamos pegar o PS4 da Sony como primeiro exemplo. A Sony creditou o preço absurdo de R$4 mil ao Custo Brasil. Disse que é muito caro importar, muitos impostos, que precisa ter margem de lucro…Será que é isso mesmo? A Microsoft resolveu abrir uma fábrica aqui e vai vender seu console concorrente pela metade do preço. Ou seja, a culpa é do Custo Brasil ou a Sony quer ganhar o mesmo dinheiro que a Microsoft sem precisar abrir uma fábrica e gerar emprego para os brasileiros?
E o que falar dos carros? Todo mundo sabe que um Audi, uma BMW e uma Mercedes lá fora custam as vezes 4, 5 vezes menos que aqui. Mas, qual o motivo dessa mágica? Complicado dizer isso, mas o problema são os próprios brasileiros. Somos um país que realmente compra automóveis chineses de última categoria por R$19.999. Isso não existe em países desenvolvidos. Recentemente a Latin NCAP, que testa diversos automóveis, constatou que por aqui são vendidos veículos com projetos ultrapassados e níveis de segurança inaceitáveis para o mundo desenvolvido.
Todos os 32 carros avaliados pelo Latin NCAP apresentam graves falhas de segurança a seus ocupantes em caso de acidente. E todos esses 32 carros são de empresas multinacionais que, em países desenvolvidos, não apresentam as mesmas falhas. Ou seja, as empresas vendem carros piores no Brasil e ainda cobram mais! O resultado disso? Morte. Sim, morte. O número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil é comparado a número de mortos em guerras. Muita gente perde a vida para essas empresas lucrarem. Bonito, não?
A culpa é só das empresas? Não! A culpa é do cidadão, que elege deputados e senadores vendidos ao lobby dessas empresas. Desde 1990, todos os veículos fabricados na União Europeia saem com ABS – sistema de auxílio de frenagem – e airbags de fábrica. Ainda na década de 90 todos os carros foram obrigados a sair também com ESC, o famoso controle eletrônico estabilidade. Resultado? Países com alto índice de mortes em acidentes hoje tem os menores. No Brasil, morrem 40 mil pessoas por ano. Na Alemanha? 5 mil.
É seguro dizer que se todos os carros vendidos aqui fossem idênticos aos alemães, o número de mortes desabaria? Sim, é. Mas as montadoras fazem um belo trabalho aproveitando a fraca legislação brasileira e a fraca, e esperta, cabeça de muitos “políticos”, que perpetuam essa palhaçada.
Estamos então fadados a comprar videogames absurdamente caros e carros de terceira categoria, entre muitos outros produtos? Sim, se continuarmos inertes não terá jeito. Quer algumas sugestões? Vamos lá:
- Não compre carros 0km! Como para muitos não comprar um carro não é opção, a compra do carro usado impacta no bolso das montadoras.
- Não seja fã de uma marca que caga para você e seu país! Se tiver que escolher entre Sony e Microsoft, escolha a empresa que decidiu investir em seu país. “Ah mas o PS4 tem mais jogos legais…”. É isso tipo de pensamento que leva as empresas a cagarem em nossas cabeças.
- Vote com consciência! Não é papo de avô não. As coisas só vão mudar quando TODOS os políticos eleitos estejam comprometidos com um Brasil melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário