quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pátio ferroviário deverá ser transferido do centro de Montes Claros para zona rural.


Prefeito de Francisco Sáreivindica que pátio seja transferido para seu município, na região de Canaci.
 A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou em Montes Claros na quinta feira, dia 18, a segunda reunião participativa para ouvir manifestações sobre a construção da nova ferrovia a ser construída pelo governo federal e que interligará a capital mineira a Salvador, na Bahia. Esses encontros integram programação de sete reuniões participativas sobre o aproveitamento de trechos devolvidos ao patrimônio da União pela concessionária FCA.
No projeto da ANTT, que da faz parte do PIL (Programa de Integração e Logística), está previsto desvio dos trilhos antes de chegar a cidade de Montes Claros com consequente retirada do pátio de manobra, da oficina e escritório da concessionária de cargas do centro da cidade. Segundo o mesmo projeto toda essa estrutura será transferida para a localidade de Toledo, município de Montes Claros e divisa com o município de Francisco Sá.
Denilson Rodrigues, presente a reunião, prefeito do município que tem o nome do ministro da viação que na década de 20 foi o responsável pela construção da ferrovia, solicitou modificação no projeto com a transferência do local do novo pátio para após a ponte sobre o Rio Verde e a estação ferroviária de Canaci. O prefeito colocou sua administração a disposição da ANTT para ajudar na implantação do pátio, com a prefeitura colaborando na aquisição do terreno e implantação da infraestrutura necessária, como acesso e energia elétrica. Foi lembrado durante a reunião que nesse pátio circulara todas as cargas embarcada e desembarcada nos trens, e com isso outras empresas se aglomerarão no seu entorno.
A favor da solicitação do prefeito Denilson está o fato que a região escolhida pelos engenheiros da ANTT no município de Montes Claros é margem do rio vieiras, que recebe todo esgoto da cidade. Além do mal cheiro proveniente dos despejos industriais e domésticos a área e alagável na época das enchentes.
A ANTT estudará a viabilidade da solicitação e reuniões a serem levadas no ano vindouro poderão modificar o projeto que tem previsão de licitação para 2014 e inicio das obras para o mesmo ano.

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