quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Livro retrata vida de Toninho Rebello, melhor prefeito da história de Montes Claros



O jornalista Jorge Silveira e a escritora Ivana Ferrante Rebello lançam no próximo dia 25 de fevereiro, no Clube dos Fazendeiros, no Parque João Alencar Athayde, às 20 horas, o livro “TONINHO REBELLO, O HOMEM E O POLÍTICO”, que retrata a vida daquele que é considerado até hoje o maior prefeito da história de Montes Claros. O lançamento é patrocinado pela Academia Montes-clarense de Letras, Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, Academia Feminina de Letras de Montes Claros, Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e Academia Maçônica do Norte de Minas, com o apoio cultural da Sociedade e do Sindicato Rural de Montes Claros.

O livro foi escrito a quatro mãos, com a escritora Ivana Rebello, que é professora catedrática da Unimontes, doutora em Literatura de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Linguísticos, ficando responsável pela parte que retrata o HOMEM. Jorge Silveira, um dos jornalistas mais antigos de Montes Claros e que passou por quase todos os órgãos de imprensa da cidade nos últimos 50 anos, escreveu sobre o POLÍTICO, já que, como articulista político, viveu intensamente os 10 anos em que Toninho Rebello foi prefeito de Montes Claros, em dois mandatos (67/70 e 77/82).

Toninho Rebello, que morreu no dia 10 de novembro de 1992 e hoje tão esquecido pelas gerações mais novas, foi o prefeito que construiu a Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), o Parque Municipal Milton Prates, o Centro Cultural Hermes de Paula, o Terminal Rodoviário, o Ceanorte e dezenas de outras obras que na época transformaram completamente o aspecto urbanístico de Montes Claros. Em seus dois mandatos, Toninho imprimiu à sua administração duas marcas que o distinguiram – e muito – de outros chefes de executivo: profundo respeito ao dinheiro público e aplicação correta dos recursos, sempre em benefício do município e, consequentemente, da sociedade.


O livro “TONINHO REBELLO, O HOMEM E O POLÍTICO” teve editoração gráfica de Cleber Caldeira, com a concepção da capa do jornalista Itamaury Teles, sendo impresso em Belo Horizonte na Editora O Lutador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário