terça-feira, 8 de dezembro de 2015

PIMENTEL CANCELA VISITA E FRUSTRA REGIÃO - Nascimento de Maria Fernanda faz governador cancelar agenda e deixa Paulo Guedes em saia justíssima


Parecia bom demais para ser verdade. Duas visitas oficiais do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, à região do extremo norte-mineiro no intervalo de meros cinco dias seria mesmo fato inédito. O governador esteve em Januária na sexta-feira (4), quando participou do lançamento do plano emergencial para enfrentamento da seca. Pimentel frustrou as dezenas de lideranças regionais, entre elas prefeitos e vereadores, que foram a Matias Cardoso na de encontrar com o governador e entregar demandas dos seus municípios.
Havia mesmo grande expectativa pelo seu retorno à região para presidir as cerimônias do Dia dos Gerais, uma das três datas magnas prevista na Constituição estadual. As outras são o Dia de Minas, comemorado anualmente em Mariana, a primeira capital do Estado, e o Dia de Tiradentes, evento tradicional que movimenta Ouro Preto a cada 21 de abril.
O Dia dos Gerais transfere, ainda que de forma simbólica, o comando do governo estadual para Matias Cardoso pelo prazo de 24 horas. O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio de Moura Leal (PSC), chegou a anunciar a participação do governador no evento durante entrevista à repetidora regional da Rede Globo na última segunda feira.
Pimentel cancelou a visita a Matias e deixou o companheiro e secretário de Desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste, Paulo Guedes, numa grande saia justa. É que roubou a cena em várias comemorações do Dia dos Gerais organizadas pelos governos tucanos, quando criticava duramente a ausência dos governadores na festa cívica.
Primeira herdeira: o imponderável
A tese do deputado, que foi escalado para ser o orador nesta edição da cerimônia e um dos homenageados com a comenda Matias Cardoso, era de que os tucanos tratavam o Dia dos Gerais como primo pobre de evento similar que acontece na cidade de Mariana, o Dia de Minas, que sempre recebeu atenção especial do Palácio Tiradentes e a presença do governador do turno.
Segundo informações preliminares, o fato impoderável -- e justo -- que levou Pimentel a cancelar sua participação no Dia dos Gerais foi o nascimento da primeira filha do seu segundo casamento com a jornalista e primeira-dama, Carolina Oliveira Pimentel, que entrou em trabalho de parto na madrugada desta terça-feira para dar à luz a menina Maria Fernanda Oliveira Pimentel. Noutra versão, ele teria sido chamado às pressas pela presidente Dilma Rousseff para participar da reunião de governadores que acontece daqui a pouco aqui em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário