terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Chuvas elevam nível da Barragem de Juramento para 64% em 2016 - Reservatório iniciou o ano com apenas 16% de sua capacidade total. Somente nesta terça-feira (26) choveu cerca de 70 milímetros na região.

Expectativa é que nível chegue a 100% em março. (Foto: Fabrício Souza/Arquivo Pessoal)Faltam 3,9 metros para a água na barragem verter [marca escura]  (Foto: Fabrício Souza/Arquivo Pessoal)

O nível de água da Barragem de Juramento, no Norte de Minas, voltou a subir devido ao intenso volume de chuvas que atingiu a região nos últimos dias. De acordo com o gerente da barragem, José Ponciano Neto, nesta terça-feira (26) o nível atingiu 64% da capacidade total; isso representa 28.886.799 metros cúbicos de água. Faltam apenas 3,9 metros para água verter na barragem.
“Tivemos duas pancadas de chuvas, que foram o suficiente para elevar o nosso nível em mais de dois metros. Se continuar a chuva como está previsto, com chuvas em fevereiro, março e um pouco em abril, acredito que lá para o mês de março a barragem vai estar com seus 100% de capacidade”, explica o gerente.
Nessa segunda-feira (25), pesquisadores que estudam o clima na região da barragem, constataram que as chuvas neste mês de janeiro já haviam ultrapassado todo o volume de chuvas que caíram em 2015. No ano passado foram 470 milímetros de chuva, enquanto que neste mês já foram mais de 550 milímetros. Somente nesta terça-feira choveu cerca de 70 milímetros na região.
A Barragem de Juramento é responsável pelo abastecimento de 65% das residências de Montes Claros. O início de recuperação do nível da água ainda não descarta a situação de crise hídrica.
“Tem que continuar economizando e evitar o desperdício o máximo que puder. Porque temos água, mas ainda não é o suficiente para o desperdício e a falta de economia”, completa José Ponciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário