quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Grande Salvador tem aumento de 64% em carros roubados

03/02/2016 12:44 
“Eu estava às margens da BA-512 parado em um acostamento. Percebi que outro veículo encostou no fundo. Apareceu um homem com uma pistola na mão, apontando a arma para minha esposa gestante “. É assim que o radialista Everaldo Dantas descreve o assalto que sofreu na última quinta-feira em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. No assalto levaram seu carro, modelo Idea. Everaldo se juntou a outros 264 motoristas que sofreram ações parecidas na capital e RMS. Os dados são do boletim da Secretaria de Segurança Pública (SSP), levantados pelo Aratu Online durante todo o mês de janeiro. Os números revelam ainda que Camaçari é a segunda cidade que teve o maior índice desse tipo de ação durante o primeiro mês do ano, perdendo apenas para a capital, Salvador. Em janeiro do ano passado, Salvador e região metropolitana registraram 165 ações contra motoristas. Isso representa um aumento de 64% em relação a 2016. Em Camaçari, o índice também aumentou. Em 2015, foram 19 ações parecidas, contra 25 deste ano. O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari), Tenente Coronel Carlos Henrique Melo, diz desconhecer os números oficiais, mas destaca ações que estão sendo feitas na cidade para inibir a ação dos criminosos. “Nós somos a unidade da PM que mais abordou e apreendeu veículos entre maio e dezembro do ano passado. A nossa principal prevenção são essas abordagens”, detalha. O radialista do início desta reportagem comenta que os números apontados no boletim da SSP são sentidos pelos motoristas na própria cidade. “Ontem mesmo [segunda-feira], tentaram enforcar um taxista para levar o carro dele. Conheço também duas pessoas próximas que já tiveram seus veículos roubados em Camaçari”, afirma. O comandante do 12º Batalhão diz que o alto índice pode estar ligado ao fato de a cidade ser dividida em duas, além do elevado número de pessoas que moram no local [cerca de 300 mil pessoas]. “Camaçari é dividida também em Vila de Abrantes, que fica sob responsabilidade da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar”, pontua o Tenente Coronel.
Bairros de Salvador com maior índice de roubos - Ainda segundo os dados da SSP levantados pelo Aratu Online, o bairro de Salvador onde houve o maior número de roubo de carros no mês de janeiro foi o Imbuí, com seis registros. Já em Brotas, a polícia apontou que cinco veículos foram roubados no mesmo período. Caminho das Árvores e Stella Maris vem em seguida, com quatro cada um. O que chama atenção é que o bairro de Cajazeiras, com cerca de 400 mil habitantes [mais que Camaçari], registrou apenas um roubo de veículo. Uma motocicleta foi levada no dia 21 de janeiro. Para o comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras), Major Jackson Macêdo, o baixo índice na localidade pode ser explicado por duas operações da PM no local, a exemplo da “Cooper”, que intensifica as ações das 05h às 10h, buscando combater o roubo aos carros das pessoas que saem para o trabalho. “No mês de novembro percebemos que Cajazeiras tinha um alto índice de crime contra o patrimônio, a exemplo do roubo de carro. A partir daí concentramos as forças nestas operações”, conta ele. O Major diz ainda que os bandidos escolhem Cajazeiras para deixar os veículos roubados em outras localidades. “É muito difícil, agora, roubarem carros aqui”, comemora o comandante da 03ª CIPM.
Veículos mais visados - O levantamento do Aratu Online apontou ainda que o Gol é o carro “preferido” dos bandidos. Foram 16 do mesmo modelo levados pelos assaltantes, seguido pelo HB-20 e Fiesta, com 10 e seis registros, respectivamente. Não há uma explicação para a preferência dos assaltantes. Uma pesquisa da Revista Quatro Rodas apontou que o carro da Volkswagen foi o sexto mais vendido no Brasil no ano passado, com 82.573 unidades. O HB-20 aparece em terceiro como mais vendido em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário